.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Formatura encerra cursos do Senac em Arapoti

Formatura encerra cursos do Senac em Arapoti


Formatura encerra cursos do Senac em Arapoti

Depois de mais de um mês em aula 267 pessoas concluíram na noite da última segunda-feira (14) os seis cursos trazidos para a cidade por meio da Unidade Móvel de Educação Profissional na Cozinha, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) â?? mais conhecida por Carreta Gastronômica. O evento, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, demonstrou a satisfação dos participantes que agora são profissionais formados nas áreas em que já atuavam ou então que gostariam de ingressar. Após a composição da mesa diretora, composta por autoridades municipais e do Senac, o Hino Nacional foi entoado seguido de discursos, inclusive da oradora do grupo. Após isso, um representante de cada turma recebeu certificado de conclusão em nome dos colegas. Para finalizar, um coquetel foi servido aos presentes.

â??Queríamos, sobre tudo, qualificar os profissionais que atuam em nosso comércio gastronômico - ambulante ou fixo - e também nos hotéisâ?, disse o prefeito, Luiz Fernando de Masi. Segundo ele, quando as equipes de Merenda Escolar e Vigilância Sanitária resolveram trazer os cursos para a cidade, a grande dúvida era de que se teria clientela para as aulas. â??Assim que abrimos as inscrições vimos que possuíamos, sim, público. Com certeza, se a carreta ficasse por mais algum tempo na cidade teríamos mais pessoas interessadasâ?, complementa. Ainda de acordo com o prefeito, algumas empresas comentaram que pretendem absorver os formados. â??E isso nos alegra muito porque sentimos que fizemos a coisa certa oferecendo esta oportunidadeâ?.

A ideia da Carreta Gastronômica é estar em municípios onde não existe filial do Senac e facilitar o acesso desta população aos treinamentos. A diretora da unidade em Ponta Grossa, Luciane Oliveira, esteve na formatura e destacou o número de alunos que Arapoti conseguiu formar. â??De todas as cidades da região, aqui se conseguiu o maior número de pessoas que frequentaram as aulas até o fim, foram 267â?, lembra. E comenta também. â??Por mais uma vez conseguimos alcançar nossos objetivos de qualificação e capacitação profissional. Mas isso não seria possível sem o apoio da Prefeitura e de toda sua equipeâ?. Conforme informações da diretora, de janeiro até agora, as carretas gastronômica e de informática â?? que também deve trazer cursos para a cidade em breve â?? formaram 2.800 profissionais em todo o estado.

A empresária, Adriana Novochadlo Direne, participou de todos os cursos. Como administradora de lanchonete e sorveteria, acredita que deve saber como funciona o serviço que seu colaborador desempenha para poder cobrar melhorias, caso sejam necessárias. â??Gostei muito de todos os cursos, todos muito dinâmicos e focados no que precisamos no dia a dia. Agora poderei acompanhar melhor os serviços do meu funcionário, porque estou capacitada para isso. Além disso, se eventualmente abrir alguma vaga de emprego em meu estabelecimento, saberei que poderei contar com alunos que participaram dos cursosâ?.

Capacitação

Os cursos ministrados em Arapoti foram de salgados, doces, massas, coquetéis, bombons e de boas práticas na manipulação de alimentos. Este último, em especial, vai ajudar a partir de agora o setor de Vigilância Sanitária. â??Quando chegávamos em determinados restaurantes e encontrávamos problemas, víamos que as pessoas que trabalham ali não tinham conhecimentos da forma correta de atuar na cozinha. Agora poderemos fazer uma inspeção mais rigorosa porque a grande maioria desses locais teve alunos neste cursoâ?, conta a chefe do setor, Ellen Loize Cieslak. Marie Torii Sala é a responsável pelo setor de Merenda Escolar de Arapoti. Ela fez questão levar para este curso as merendeiras das escolas municipais e creches. â??Ã? interessante para que aperfeiçoem os conhecimentos sobre higiene na cozinhaâ?. A carreta Gastronômica partiu de Arapoti na semana passada e seguiu para o município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

308 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.