Cultura - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Evento dispensa jovens do serviço militar

Solenidade na manhã da sexta-feira (24) no ginásio de esportes da sede do Programa de Atendimento a Criança e ao Adolescente de Arapoti (Pacaa), marcou a dispensa de cerca de 200 jovens da cidade da incorporação no serviço militar â?? Exército, Marinha ou Aeronáutica. Este ano a isenção nessas atividades aconteceu para nascidos em 1991, conforme rege o parágrafo 6º, do artigo 107; e também artigos 216 e 217 da Lei do Serviço Militar. A cerimônia foi realizada com a supervisão da 24ª Delegacia do Serviço Militar (DSM) de Ponta Grossa, mas foi a Junta de Serviço Militar de Arapoti (JSM) quem a promoveu. O evento contou com a participação da Banda Pacaa, que se apresentou com sete integrantes, além de 15 crianças que participam do programa, também conhecido como Guarda Mirim.

O juramento à bandeira nacional foi a primeira atividade solene do evento. Logo em seguida foi entoado o Hino Nacional Brasileiro com a apresentação dos pavilhões. â??A partir de agora esses homens estão em dia com o serviço militar brasileiro. Mas, deste dia até completarem 45 anos, eles podem ser convocados para emergências, tais como guerras ou mesmo moções catastróficas que envolvam o clima ou a saúde da naçãoâ?, alerta 1º tenente e delgado da 24ª DSM, Jorge Pereira dos Santos. De acordo com ele, caso recebam o chamado, os rapazes, casados, doentes ou não, devem se apresentar o mais rápido possível no lugar indicado em sua cidade.

O Certificado de Dispensa de Incorporação, emitido pelo Ministério da Defesa, foi entregue simbolicamente para 22 jovens por autoridades ou mesmo pelos próprios pais. Os demais receberam o documento após a cerimônia. O Prefeito de Arapoti e presidente da JSM do município, Luiz Fernando de Masi, diz que este é um documento indispensável na vida de cada homem. â??Eu como presidente da junta me sinto honrado em entregar o certificado a esses jovens porque é um documento de suma importância para a vida de cada um. Vão precisar dele na hora de procurar por um emprego, prestar um vestibular ou até mesmo para tirar passaporteâ?, disse.

Todo indivíduo do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos de idade, é obrigado a se alistar na Junta do Serviço Militar mais próxima de sua residência, de janeiro a abril.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito, Edson Santos; o secretário de Educação de Cultura, Luiz Onofre Louzada; o secretário da JSM, Casimiro Mieviandonski; a diretora do Pacaa, Zoraide de Jesus Fernandes; e os vereadores Marino Carlos de Gouveia e Jan Roelof Pot.