.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Fundo de vale no jardim Aratinga será revitalizado

Fundo de vale no jardim Aratinga será revitalizado


Fundo de vale no jardim Aratinga será revitalizado

Em visita a Arapoti na manhã da quinta-feira (16), o secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Rasca Rodrigues, conheceu o fundo de vale Arroio Lajeadinho, localizado no jardim Aratinga. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), um projeto para a revitalização do local foi enviado para o Estado no início do ano â?? iniciativa que teria despertado o interesse do secretário na obra. Acompanhado do prefeito, Luiz Fernando de Masi, e também da secretária da SMMA, Dalcilene Andrade, Rodrigues percorreu todo o trajeto que será melhorado, inclusive as valas causadas por erosões no solo devido à existência de lençóis freáticos, locais que hoje são utilizados como depósito de lixo pelos moradores vizinhos. O projeto se torna de suma importância ainda por conta dos perigos iminentes, já que crianças brincam na região constantemente, além de, à noite, pessoas utilizarem o bosque como passagem, o que pode ocasionar assaltos.

â??Depois desta visita e de posse de informações mais concretas vamos, agora, elaborar um projeto para a revitalização deste local. Desde a nascente do rio até a área que deve abrigar o centro do parqueâ?, conta Rasca Rodrigues. Segundo ele, uma equipe de técnicos da SEMA deve chegar ao município dentro de 15 dias para começar o levantamento de dados que definirão o projeto. â??Não sabemos ainda, por exemplo, se o parque vai abrigar um ou três lagos e ainda como será o trajeto do passeio para caminhadas. Tudo isso vai depender deste estudo da equipe da secretariaâ?. Mas ele assegura que será um espaço público para lazer da população da cidade. â??Onde já fizemos este trabalho o resultado foi de muita beleza, além de ter valorizado imóveis e melhorado a autoestima das pessoas, especialmente de quem mora na regiãoâ?.

Rasca observou ainda o depósito de resíduos nas valas, próximas da nascente do rio. â??Volta e meia a Prefeitura tem de fazer a limpeza, mas as pessoas não criaram a consciência de preservação. Naquele espaço vamos plantar diversas mudas de árvores nativas que protegerão o início do rio e que também reterão a sujeiraâ?.

São previstos para construção na revitalização do Arroio Lajeadinho, além de lago e ciclovia, campo de futebol, vôlei e basquete; espaço para recreação de crianças, como parquinhos; além de arborização completa da área. â??Teremos ainda toda a iluminação melhorada e a instalação de algumas passarelas para pedestresâ?, diz Dalcilene. Segundo ela, a SEMA possui diversos pré-projetos para construção de parques nos municípios, os técnicos que virão à cidade vão estudar também qual deles melhor se encaixa no caso de Arapoti.

O prefeito, Luiz Fernando de Masi, agradeceu ao final da vista a presença de Rasca Rodrigues e também das equipes que o acompanharam: Instituto Ambiental do Paraná, Força Verde e de representantes da regional da SEMA de Ponta Grossa. â??Nós idealizamos essa melhoria na cidade que trará benefícios a todos, encaminhamos ao Estado e hoje tivemos um retorno bastante favorável com a presença do Rascaâ?, disse o prefeito. Para ele ganham com a obra os moradores da cidade e também a natureza, que será melhor preservada. O vice-prefeito, Edson Santos, vereadores e secretários municipais também estiveram presentes. A inauguração da revitalização do fundo de vale deve ser feita dentro de um ano.

478 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.