Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Fundo de vale no jardim Aratinga será revitalizado

Em visita a Arapoti na manhã da quinta-feira (16), o secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Rasca Rodrigues, conheceu o fundo de vale Arroio Lajeadinho, localizado no jardim Aratinga. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), um projeto para a revitalização do local foi enviado para o Estado no início do ano â?? iniciativa que teria despertado o interesse do secretário na obra. Acompanhado do prefeito, Luiz Fernando de Masi, e também da secretária da SMMA, Dalcilene Andrade, Rodrigues percorreu todo o trajeto que será melhorado, inclusive as valas causadas por erosões no solo devido à existência de lençóis freáticos, locais que hoje são utilizados como depósito de lixo pelos moradores vizinhos. O projeto se torna de suma importância ainda por conta dos perigos iminentes, já que crianças brincam na região constantemente, além de, à noite, pessoas utilizarem o bosque como passagem, o que pode ocasionar assaltos.

â??Depois desta visita e de posse de informações mais concretas vamos, agora, elaborar um projeto para a revitalização deste local. Desde a nascente do rio até a área que deve abrigar o centro do parqueâ?, conta Rasca Rodrigues. Segundo ele, uma equipe de técnicos da SEMA deve chegar ao município dentro de 15 dias para começar o levantamento de dados que definirão o projeto. â??Não sabemos ainda, por exemplo, se o parque vai abrigar um ou três lagos e ainda como será o trajeto do passeio para caminhadas. Tudo isso vai depender deste estudo da equipe da secretariaâ?. Mas ele assegura que será um espaço público para lazer da população da cidade. â??Onde já fizemos este trabalho o resultado foi de muita beleza, além de ter valorizado imóveis e melhorado a autoestima das pessoas, especialmente de quem mora na regiãoâ?.

Rasca observou ainda o depósito de resíduos nas valas, próximas da nascente do rio. â??Volta e meia a Prefeitura tem de fazer a limpeza, mas as pessoas não criaram a consciência de preservação. Naquele espaço vamos plantar diversas mudas de árvores nativas que protegerão o início do rio e que também reterão a sujeiraâ?.

São previstos para construção na revitalização do Arroio Lajeadinho, além de lago e ciclovia, campo de futebol, vôlei e basquete; espaço para recreação de crianças, como parquinhos; além de arborização completa da área. â??Teremos ainda toda a iluminação melhorada e a instalação de algumas passarelas para pedestresâ?, diz Dalcilene. Segundo ela, a SEMA possui diversos pré-projetos para construção de parques nos municípios, os técnicos que virão à cidade vão estudar também qual deles melhor se encaixa no caso de Arapoti.

O prefeito, Luiz Fernando de Masi, agradeceu ao final da vista a presença de Rasca Rodrigues e também das equipes que o acompanharam: Instituto Ambiental do Paraná, Força Verde e de representantes da regional da SEMA de Ponta Grossa. â??Nós idealizamos essa melhoria na cidade que trará benefícios a todos, encaminhamos ao Estado e hoje tivemos um retorno bastante favorável com a presença do Rascaâ?, disse o prefeito. Para ele ganham com a obra os moradores da cidade e também a natureza, que será melhor preservada. O vice-prefeito, Edson Santos, vereadores e secretários municipais também estiveram presentes. A inauguração da revitalização do fundo de vale deve ser feita dentro de um ano.