.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Meio Ambiente foi pauta na reunião da Câmara
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (13) os edis solicitaram ao Poder Executivo a apresentação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A responsável pela pasta, Dalcilene Andrade, foi quem explanou as atividades decorrentes da área no municÃpio. De prima falou sobre as divisões existentes na secretaria: Planejamento Ambiental, Limpeza Pública, e Produção Vegetal e Arborização Urbana. De todos os pontos levantados, ela destacou a questão de limpeza pública, já que a demanda é grande em vários pontos da cidade, o que não permite que alguns pedidos sejam atendidos prontamente.
A terceirização de alguns serviços em Arapoti na área correspondente também foi tema durante o encontro. Na cidade a empresa Inova Ambiental ganhou licitação para atuar com resÃduo domiciliar na coleta, transporte, disposição do material e na operação e manutenção do aterro sanitário. â??Todos estes serviços estão funcionando bem. Agora podemos atender satisfatoriamente a populaçãoâ?, conta Dalcilene.
Esta empresa também trabalha com recolhimento e acomodação de entulhos â?? que geralmente são captados em construções. Vale lembrar que este não é um serviço de responsabilidade do municÃpio. A Lei Conama 307 indica que o destino deste material é de responsabilidade de seu gerador. â??Atualmente, a pessoa que faz construção tem que contratar a caçamba e isso já está sendo bem aceito pelos moradores, que precisam pagar uma taxa para ter o serviço na obraâ?, esclarece.
Outro assunto debatido foi a coleta seletiva de lixo. â??Nós já temos todo o material de divulgação pronto, assim como o cronograma. Além disso, possuÃmos um caminhão para este serviço e a associação também já está montada. Aguardamos apenas o aluguel de um barracão ou a liberação do espaço que estava previsto anteriormente próximo ao aterro sanitário, pelo Instituto Ambiental do Paranáâ?, anuncia a chefe da pasta.
Ao final da apresentação, como de costume, os vereadores realizaram questionamentos. Alguns deles foram referentes a poda de árvores em vias urbanas; abertura de novas valas no aterro sanitário e também sobre o projeto para a construção de um parque ecológico em fundo de vale no bairro Aratinga. Todas as perguntas foram respondidas no ato.
Saúde
Na reunião do dia 29 do mês passado foi a vez da Secretaria de Saúde apresentar as atividades. O secretário, Luiz Antônio Bispo, começou a explanação com números de atendimentos realizados nas unidades de saúde, Unidade Materno Infantil, Centro de Atenção Psicossopcial (Caps), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Hospital Municipal 18 de Dezembro. Também falou sobre a estrutura da cidade para atender possÃveis casos da gripe Influenza A H1N1, que tem como ponto de referência o Hospital 18 de Dezembro, munido de toda estrutura necessária.
Outro ponto levantado foi sobre os investimentos ainda deste ano, como o concurso público que vai abrir diversas oportunidades nos programas dos governos Estadual e Federal existentes na cidade, como o PSF (Programa Saúde da FamÃlia). Um relatório impresso foi entregue aos edis na ocasião. â??Temos nesta apostila um panorama completo dos serviços da Saúde. Isso vai facilitar o trabalho dos vereadoresâ?, disse o secretário, Luiz Bispo. A confecção do material contou com a ajuda do presidente da Câmara, Ademir Aparecido Moreira, que até o ano passado foi secretário da pasta. A apostila foi parabenizada pelo vereador Juarez Wollz.
Explanações
As secretarias municipais começaram a fazer apresentações das atividades desenvolvidas aos vereadores no fim de maio, devido a um requerimento do edil Juarez Antonio Wollz, que recebeu votação unânime favorável de seus companheiros. A ideia é conhecer mais os trabalhos desempenhados para que o Plano Pluri Anual (PPA) possa ser discutido com mais consistência em audiência pública que será realizada nos próximos meses. A nova apresentação da Prefeitura deve acontecer na sessão do dia 03 de agosto, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além de Meio Ambiente e Saúde, já se apresentaram Infraestrutura, Assistência Social e Educação e Cultura.
.
.
.
.