.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Conferência discute futuro da educação no Brasil

Conferência discute futuro da educação no Brasil


Conferência discute futuro da educação no Brasil

Com o objetivo de ajudar a construir o Sistema Nacional de Educação Brasileiro, Arapoti realizou na quarta-feira (10) a 1ª Conferência Municipal de Educação (COMED). A intenção é que os ideais de educação do país não sejam alterados com mudanças de governo. Na cidade, durante todo o dia, 32 entidades educacionais participaram de palestra e discutiram seis eixos que norteiam uma educação de qualidade e de igualdade entre toda a população. Dois delegados e um suplente de cada eixo debatido foram eleitos na ocasião para representar a cidade na edição regional da conferência, que acontecerá no próximo dia 18, em Jacarezinho â?? Norte Pioneiro. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura e foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

A COMED se resume em proporcionar um espaço democrático pelo qual a sociedade como um todo tem a oportunidade de sugerir propostas que, mais tarde, podem se tornar políticas públicas para o ensino brasileiro. A chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Ana Lúcia Baccon, palestrou sobre os objetivos do sistema de educação do país. â??No Norte Pioneiro temos municípios com boas notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), porém, temos outros que não estão tão bem assim. Com um plano de educação favorável a todos os estudantes do Brasil, essas desigualdades vão acabar. Ã? necessário ter um compromisso por parte de nossas autoridades para estimular a construção do nosso sistema educacionalâ?, disse.

Os eixos indicados para discussão foram: papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade â?? organização e regularização da educação nacional; qualidade na educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos trabalhos em educação; financiamento da educação e controle social; e justiça social, educação e trabalho â?? inclusão, diversidade e igualdade.

â??Instituições públicas e privadas colocaram propostas que vão contribuir na qualidade da educação, a começar pelo nosso município. Após o período de discussão os temas foram dispostos em plenária para votação. Os itens ganhadores serão enviados para a fase regional da conferência em Jacarezinhoâ?, conta o secretário de Educação e Cultura de Arapoti, Luiz Onofre Louzada. De acordo com ele, todas as instituições de ensino que participaram do encontro já haviam realizado uma pré-conferência interna. â??Isso foi importante porque no encontro desta quarta-feira três representantes de cada entidade já vieram com algumas ideias e opiniões formadas, o que facilitou bastanteâ?.

Com o encontro de Arapoti, todos os municípios que são jurisdicionados pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Wenceslau Braz já fizeram as respectivas conferências. â??Ã? a primeira vez que temos a oportunidade de fazermos escolhas e colocar as fragilidades da nossa realidade em cheque para que possamos então mudar a situaçãoâ?, declara a chefe do NRE de Wenceslau Braz, Giovana Précoma. â??Temos um saldo bastante positivo de propostas que saíram da nossa região. Acredito que estaremos muito bem representados nas edições posteriores da conferênciaâ?, complementa. Após o encontro regional em Jacarezinho, será realizada em novembro a edição estadual em Curitiba e, em abril de 2010, a Conferência Nacional de Educação Básica (CONAE), em Brasília.

Cerca de 150 pessoas participaram. Entre as instituições representadas estiveram creches, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), estudantes de 5ª a 8ª série, escolas e conselhos como da Educação, Merenda Escolar e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). A partir de agora, Arapoti deve realizar conferência de educação a cada dois anos. De acordo com a SMEC, elas darão condições de se construir também o Sistema Municipal de Educação da cidade.

272 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.