.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Gestantes aprendem a cuidar de bebês
O Projeto Aconchego, criado pelas secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e também pelo Programa do Voluntariado Paranaense de Arapoti (Povopar), chega a sua quarta edição. A iniciativa tem como objetivos ensinar a futura mãe a cuidar do bebê, dar informações teóricas desde a concepção do feto até a hora do parto e orientá-las sobre os procedimentos pelos quais irão passar na hora da chegada do neném. Mas o curso, que tem duração de oito encontros â?? um por semana â?? também apresenta à s participantes a prática do dia-a-dia. Apenas uma falta por aluna é tolerada até o final dos encontros.
As aulas acontecem em três lugares: na segunda-feira, para quem mora na região central, é no Centro de Convivência do Idoso; no distrito de Calógeras, à s terças-feiras, na Escola Municipal Orlando Pinto Mendes e na vila Humaitá, à s quintas-feiras, na unidade de saúde local. Os encontros iniciaram na semana passada e este ano contam com cerca de 60 participantes. Só puderam se inscrever as mulheres que estão com, no mÃnimo, quatro meses de gestação e que tenham renda per capita de até R$ 250.
Até o ano passado, o Projeto Aconchego era baseado em palestras sobre temas especÃficos com uma equipe multiprofissional de saúde. Este ano a estrutura foi modificada para melhorar a qualidade das informações repassadas. â??Criamos um curso para que possamos aprofundar mais os temas, dar continuidade em outras aulas e criar vÃnculo com a gestante. Isso facilita a troca de informaçõesâ?, explica a coordenadora do projeto, Emilaine Gregório Klichowski. Segundo ela, uma enfermeira foi contratada pelo Provopar especificamente para dar essas aulas. â??Ela vai ensinar também o planejamento familiarâ?.
â??Nós queremos evitar que essas mulheres engravidem logo depois de um parto. Elas têm que ter maturidade, já que grande parte ainda é adolescente. Também neste contexto serão passados os direitos da criança e a responsabilidade da mãe para com o pequenoâ?, declara.
Para as aulas práticas de higiene e amamentação as futuras mães treinam com bonecas de borracha. â??Muitas delas amamentam de forma errada os seus filhos e isso resulta em desmame precoce. Por isso, essas informações são de extrema necessidade. Vamos, inclusive, levar uma mãe que ainda esteja amamentando para que elas vejam â??ao vivoâ?? a forma correta de alimentar os nenénsâ?, acrescenta.
Junto a Emilaine na coordenação do projeto social está Sandra Gabriel. â??A Secretaria de Assistência Social disponibiliza um veÃculo para o transporte da professora até os pontos do curso e também sala para a profissional montar as aulasâ?, conta Sandra. Ao final do curso cada aluna receberá um enxoval completo para a criança com banheira, bolsa para utensÃlios, macacão, pagão, cobertor, toalha de banho, fralda de pano, mijão, calça plástica e toalha de boca, além do certificado de conclusão.
.
.
.
.