.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Circo toma conta de praça em Arapoti
O contagiante mundo circense esteve ao alcance da rede pública de ensino de Pré a 4ª série de Arapoti na terça-feira (31). Ã? que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura comemorou o Dia do Circo, oficialmente celebrado em 27 de março, com os 2,8 mil estudantes. Muita palhaçada, brincadeiras, equilibrismo, música e dicas de boas condutas em casa e na escola envolveram a criançada numa tenda armada na praça Luiza Possatto Amâncio. A iniciativa faz parte do projeto â??Datas Comemorativasâ?? que está sendo realizado no decorrer do ano em parceria entre o Memorial Capão Bonito â?? Casa da Cultura e as escolas municipais.
As instituições passaram pelo circo durante todo o dia. Na tenta, assistiram ao espetáculo com duração de uma hora. Até o ano passado, a data era comemorada dentro das escolas, de forma individual. â??Por isso resolvemos fazer o â??Dia do Circoâ?? na praça, onde pudemos unificar o evento e proporcionar para a criança, que fica horas dentro da escola, um momento de lazer. Além disso, pudemos promover a interação entre os alunos do municÃpioâ?, explica a chefe da divisão de Cultura, Valéria Gouveia. Para ela, tudo aquilo que é vivenciado pelo aluno é melhor absorvido por ele.
Da mesma opinião compartilha a professora de aulas especiais, da Escola Municipal Romana Carneiro, Silmara Santos Pinheiro. â??Nós trabalhamos em sala o tema. Falamos da história do circo, da sua importância na cultura brasileira e confeccionamos adereços. Mas nada se compara a esta experiência dentro de um circo de verdade, pois aqui a criança vive aquilo que estudou na escolaâ?. Ela ressalta também a magia do circo que não atinge somente os pequenos. â??Este mundo é muito envolvente. Nós mesmos, adultos, nos pegamos dando gargalhadas das palhaçadas. Por alguns momentos voltamos a ser criançaâ?.
Dois palhaços se apresentaram aos estudantes: o â??Frescuraâ??, encenado pelo artista Gilson Vieira Machado, de Arapoti e o â??Siritoticoâ??, representado pelo ator de Wenceslau Braz, Renato Nadaline Aguiar. â??Iniciativas como esta de Arapoti são de fundamental importância porque ajudam a potencializar esta arte em meio das pessoas. Houve anos em que o circo era muito pouco explorado, mas hoje em dia percebemos que cada vez mais pessoas procuram escolas circensesâ?, declara Siricotico. Segundo ele, a procura é principalmente para a prática esportiva, mas após treinamento as pessoas se interessam e começam a se apresentar em eventos.
.
.
.
.