Cultura - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Entrega de preservativos é intensificada no Carnaval

A entrega gratuita de preservativos é feita constantemente em Arapoti pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na cidade são 304 pessoas que retiram 15 unidades por mês, entre cadastradas e os que buscam eventualmente. Para o Carnaval deste ano, o número de entrega do material vai aumentar significativamente. Se a cada mês são distribuídas em média 4.560 camisinhas, somente na sexta-feira (20), quando acontecerá o â??Dia Dâ?, 10 mil serão repassadas.

Uma unidade móvel percorrerá o centro e bairros da cidade, além de postos de combustíveis, lanchonetes, bares e casas de profissionais do sexo distribuindo os preservativos e divulgando o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que faz diagnósticos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O objetivo é alcançar a população como um todo. â??Nosso dever é informar sobre essas doenças e mostrar os caminhos de prevençãoâ?, diz a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Alete Vornes Ribeiro.

â??Este dia antecede o Carnaval. Ã? um momento em que as pessoas estão se preparando para viajar e participar de festas. Por isso vamos percorrer todos esses locais e conscientizar sobre os perigos de uma relação sexual eventual, já que esta é uma ocasião em que as pessoas não se preocupam tanto com issoâ?, acredita.

Segundo ela, das doenças venéreas, a Aids é a mais perigosa que se pode contrair em uma relação sem prevenção, mas existem outras que são comuns e requerem cuidados. â??O Vírus HPV, conhecido também por Papilomavírus ou â??Crista de Galoâ??, é facilmente contraído, assim como a Sífilis e a Gonorréia, que são doenças milenaresâ?. Alete conta que a possibilidade de uma pessoa contrair o HIV é muito maior quando já possui outra DST. â??Por isso queremos disseminar o CTA cada vez mais, para que as pessoas se tornem nossas parceiras, fazendo acompanhamento e nos ajudando a divulgar nossos serviços a parceiros e amigosâ?.

No ano passado cinco novos casos de HIV foram encontrados no município. Três adolescentes e dois homens com mais de 35 anos. O CTA de Arapoti possui hoje 17 pessoas com Aids e seis que convivem com o HIV, em tratamento. Mas acredita-se que outras pessoas estejam com a doença na cidade.

Segundo informações da SMS, a grande maioria das pessoas cadastradas nas Unidades de Saúde para a retirada de preservativos são mulheres acima de 40 anos, estimadas em 86. Mas é relevante também o número de homens da mesma faixa etária e adolescentes, 44 e 38, respectivamente. â??As mulheres nos procuram mais, principalmente, por conta do planejamento familiar, ou seja, querem evitar a gravidezâ?, explica.

Elton Ribeiro, de 22 anos, vai ficar na cidade durante o Carnaval, mas acredita que a prevenção, independente do local da festa, é a melhor opção. â??Essa iniciativa de intensificar a questão da preservação no Carnaval é muito importante porque é realmente nesta época que tomamos atitudes mais impensáveisâ?. Ele namora há dois anos e diz que sempre está prevenido com a companheira.

Em Arapoti todas as unidades de saúde possuem preservativos para distribuição durante o ano inteiro. Para adquirí-los, basta procurar o posto mais perto de sua residência ou então o CTA, localizado na Unidade Materno Infantil, no Jardim Primavera.