.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Educação - Segunda-feira, 02 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Casarão do Jardim Ceres recebeu oficina “Patrimônio Cultural de Arapoti”

Resgate da história do município


O Projeto Cadernos do Patrimônio Cultural – Arapoti realizou a Oficina ‘Patrimônio Cultural de Arapoti’ no Casarão do Jardim Ceres nos dias 27 e 28 de abril. A mediação do evento foi feita por Antônio Cavalheiro, historiador e mestre em arqueologia, e Letícia Nardi, arquiteta e urbanista, especialista em gestão do patrimônio cultural e mestre em urbanismo, história e arquitetura da cidade.

 

Ao todo, foram realizadas três oficinas com exposição de conteúdo e dinâmicas sobre os conceitos de patrimônio cultural, meio ambiente, arqueologia e dos usos do patrimônio cultural como recurso. Por fim, os presentes participarão de um debate.

 

O prefeito Irani Barros compareceu em uma das oficinas, momento que aproveitou para falar sobre a importância do resgate da história do município que vem sendo feita nos últimos anos e já gerou frutos como a recuperação do casarão e cemitério da Fazenda Boa Vista, do Casarão do Jardim Ceres e a obra em andamento para reconstrução da antiga estação ferroviária.

 

Próximo Evento - No dia 05 de maio, quinta-feira, o Projeto promove o Seminário ‘Patrimônio Cultural de Arapoti’, também no Centro Estudantil. O evento contará com uma apresentação do projeto e do Conselho do Patrimônio Cultural de Arapoti (COMPAC), além de atração musical. Após debate, serão lançados o site do projeto cultural e o livro ‘Patrimônio Cultural de Arapoti: Referências’, que será distribuído entre os presentes. 

 

Projeto Cadernos do Patrimônio Cultural – Arapoti - De autoria de Antônio Cavalheiro, debruça-se sobre as informações do Programa de Identificação das Referências Culturais de Arapoti, desdobramento da pesquisa arqueológica realizada nas áreas de silvicultura da Fazenda Três Pinheiros. Ao todo, foram registrados e identificados 20 bens culturais significativos para o município. 

 

Além do apoio institucional da Prefeitura Municipal de Arapoti através da Divisão de Cultura, o Projeto Cadernos do Patrimônio Cultural – Arapoti conta com o apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e é realizado pelo EPPC - Estudos e Projetos em Patrimônio Cultural, Inspire-C Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural e Núcleo de Mídia e Conhecimento. O projeto foi aprovado no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná. 

784 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.