Saúde - Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022

Programa Estadual de Bochecho Fluorado

Equipes de Saúde Bucal retomam parceria com Secretaria de Educação

Programa Estadual de Bochecho Fluorado

As equipes de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomaram a parceria com a Secretaria Municipal de Educação no Programa Estadual de Bochecho Fluorado. realizado semanalmente nas escolas municipais.

A parceria consiste na cessão do fluoreto de sódio pelo Estado do Paraná, supervisão e capacitação por parte das Equipes de Saúde Bucal/SMS e execução semanal do bochecho por conta das Escolas.

O público alvo são crianças de 06 a 12 anos. O objetivo é promover a prevenção de doenças bucais como a cárie, promovendo saúde na fase crítica do desenvolvimento da criança. Esta ação integra o Programa Saúde na Escola, que agrega outras ações em saúde, incluindo ações de saúde bucal como escovação supervisionada, exames com finalidade epidemiológica, orientações para prevenção e promoção da saúde.

Paralisação - O Programa havia sido paralisado devido às restrições sanitárias em razão da pandemia de Covid-19, que resultou na recomendação do distanciamento social e no sistema de “ensino à distância”, impossibilitando as ações.

Treinamento - A equipe da UBS Santa Rita, composta pela dentista Drª Daianny e a THD Célia, realizou ação de orientação de preparação e cuidados na aplicação dos bochechos na Escola Municipal Clotário Portugal no dia cinco de agosto. “Essa é uma ação importante para o programa, pois capacita e orienta as servidoras das escolas, que são quem realizará os bochechos com os alunos”, destaca Marcelo Zanini, responsável técnico pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Ele acrescenta que essa ação será realizada em todas as escolas municipais referenciadas em seus territórios.

Flúor - Elemento químico ativo capaz de ligar-se facilmente às estruturas do esmalte dental e produzir um efeito de “reforço” desta estrutura, aumentando a resistência do dente, principalmente aos ataques químicos produzidos pelas bactérias causadoras da cárie.

Outros cuidados - O esquema de prevenção se completa com o controle da dieta, principalmente com restrição da frequência de carboidratos (açúcares), higiene bucal frequente (escova e fio dental), visitas ao dentista para diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde bucal.

Por isso, é importante o envolvimento de todos, inclusive o acompanhamento dos pais no desenvolvimento das crianças quanto à dieta e à higiene diária, na forma e na frequência correta, para reforçar o conceito de prevenção e promoção em saúde bucal.

Para mais orientações, procure uma das equipes de Saúde Bucal das Unidades Básicas de Saúde.