Assistência Social - Terça-feira, 16 de Agosto de 2022

CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A campanha Agosto Lilás promove ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Agosto é escolhido para a iniciativa por ser o mês de aniversário da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que completa 16 anos em 2022.

Existem diversos tipos de violência contra a mulher além da física: psicológica, moral, sexual e patrimonial. Qualquer uma delas é considerada violação dos direitos e deve ser denunciada.

Muitas das mulheres que enfrentam esse tipo de situação sofrem caladas, seja por vergonha, medo ou por não saber a quem ou como pedir socorro, por isso a DENÚNICIA é tão importante.

DENUNCIE

180 – Central de Atendimento à Mulher

100 – Direitos Humanos

190 – Polícia Militar

(43) 9 8485-5127 / 3557-1717 – Polícia Militar de Arapoti

197 – Polícia Civil

(43) 9 2000-4901 – Ministério Público de Arapoti

Lei Maria da Penha - A Lei n° 11.340 de 2006 tem esse nome em homenagem à farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que durante 23 anos sofreu violência doméstica por parte do marido e, após uma tentativa de homicídio, conseguiu denunciá-lo. A história da Maria da Penha tornou-se um marco na luta pelos direitos das mulheres no país.