Saúde - Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022

Enfermeira participa de Sessão Legislativa para falar sobre o câncer de mama*

Outubro Rosa

A Enfermeira da UBS Santa Rita, Cristiane Camargo, esteve na Sessão Legislativa desta segunda-feira (10) para falar sobre a prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama e de colo de útero, temas da Campanha Outubro Rosa. “As mulheres precisam fazer o autoexame nas mamas, e a qualquer sinal precisam buscar uma Unidade de Saúde para serem avaliadas por profissionais. O exame preventivo também precisa estar em dia, devendo ser coletado anualmente”, reforçou.

A paciente Ana Paula Lemes fez um testemunho emocionante falando sobre a descoberta de câncer de mama e de útero aos 32 anos de idade. Ana Paula conseguiu diagnosticar a doença no início e já está curada, seguindo sua vida normalmente.

ATENDIMENTO ESPECIAL

Neste mês a Prefeitura Municipal elaborou um calendário especial para atendimento e coleta de exames preventivos. É o horário estendido nas Unidades de Saúde, que vão atender até às 21 horas a mulheres que trabalham pela manhã e a tarde. Confira o cronograma:

10/10 – UBS Jardim Ceres

18/10 – UBS Vila Romana

19/10 – UBS Santa Rita

24/10 – UBS Vila dos Funcionários

No dia 22 de outubro, sábado, será o DIA D no Centro de Especialidades Médicas (Materno), com atendimento das 8 às 16 horas.

8 FATORES DE RISCO DO CÂNCER DE MAMA - Fique atenta!

1- Mama densa

2- Não ter filhos