Assistência Social - Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022

CREAS oferta serviços de Proteção Social Especial

Apoio a população vulnerável

CREAS oferta serviços de Proteção Social Especial

Localizado na Rua José Jorge Direne, 510, na Vila Romana. o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública de atendimento que dá à população acesso aos serviços da Proteção Social Especial. Seu público são famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.

“Através do CREAS, pessoas em condição de vulnerabilidade social tem acesso ao atendimento especializado feito por profissionais qualificados e o encaminhamento adequado à rede de proteção social e ao sistema de garantia de direitos”, explica a secretária de Assistência Social Osicléia Carneiro.

Dentre os objetivos do trabalho realizado pelo CREAS destacam-se:

- Fortalecimento da família como protetora de seus membros.

- Inclusão das famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos.

- Rompimento do ciclo de violência no interior da família.

- Oferecer condições para a reparação de danos e interrupção da violação de direitos.

- Prevenção à reincidência de violações de direitos.

No CREAS são atendidos:

- Crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica e intrafamiliar, tais como nas situações de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação, e outras situações.

- Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (Liberdade assistida e Prestação de serviços à comunidade).

- Mulheres, pessoas idosas, vítimas de violência doméstica e intrafamiliar seja por denúncia ou procura espontânea.

- Famílias e indivíduos em situação de rua, proporcionando endereço institucional para utilização do usuário para fins de referência, higiene pessoal, provisão de documentação civil. Além de manter sistema de registro dos dados de pessoas em situação de rua, permitindo assim a localização da família, parentes ou outras pessoas de referência.

Contato – (43) 3512-3188