Saúde - Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022

Equipes de Estratégia de Saúde da Família desenvolvem ação de territorialização em saúde

Trabalho mapeia comunidades do município de Arapoti

As equipes de Estratégia de Saúde da Família desenvolveram ação de territorialização em saúde junto às comunidades do município de Arapoti. A ação consiste em mapear e recadastrar toda a população residente, identificando dados populacionais como idade, sexo, escolaridade, condições de moradia, vulnerabilidades sociais, assim como condições de saúde, carteira de vacinação, doenças e comorbidades.

Como explica a secretária de Saúde Andréa Silva, esses dados serão importantes para o novo planejamento em saúde que visa à reestruturação do mapa em saúde, o qual deve considerar as populações vinculadas às Unidades de Saúde e suas equipes de referência. “Cada equipe terá em média de 3,5 mil a 4 mil habitantes com área e população redefinidas, isto permitirá que cada família tenha sua unidade de referência”, acrescenta.

“Isso também dará ao município melhor condição de planejamento das ações, criar vínculo dos serviços de saúde com a população, conhecer o território, caracterização da população, e vulnerabilidades socioeconômicas”, complementa a Secretária.