Saúde - Sexta-feira, 04 de Agosto de 2023

Hiperdia na UBS Alphaville

Ação tratou da importância da prática da atividade física

Agentes Comunitários de Saúde e a equipe de enfermagem abordaram a importância da prática de atividades físicas e a busca por programas que tragam benefícios fisiológicos e contribuam para o convívio social e higiene mental para uma vida mais saudável.

EXERCÍCIO PODE AJUDAR A EVITAR ACIDENTES E QUEDAS DE IDOSOS – Os profissionais salientaram que o fator fisiológico determinante para a perda da autonomia e de maior incidência de quedas no idoso é o decréscimo de massa muscular e a consequente perda de força. Processo que é acelerado pelo desuso e vem acompanhado da perda de massa óssea (osteoporose).

SAIBA MAIS - A fratura do colo do fêmur, acidente de grande prevalência em idosos, costuma ocorrer como consequência da existência do quadro associado de osteoporose e perda de massa muscular (sarcopenia).

Assim, o idoso sofre a queda como consequência da fratura e não a fratura como consequência da queda, já que os ossos estão porosos e os músculos fracos e o peso corporal aumentado.

A prevenção deste quadro passa pela necessidade de avaliações médicas periódicas e, sobretudo, pela combinação de dieta adequada e prática de atividade física regular, incluindo exercícios de fortalecimento muscular e propriocepção, medidas que comprovadamente desaceleram o processo de perda de massa muscular e osteoporose, e podendo até mesmo trazer ganho de força e proporcionar melhora de autonomia e qualidade de vida.