.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta 08h00 às 11h30 - das 13h00 às 17h30

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Gabinete - Quinta-feira, 16 de Maio de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

MEL DE ARAPOTI REPRESENTA BRASIL EM FEIRA MUNDIAL NO CANADÁ

País ocupa dois estandes expostos pela Invest Paraná


Maior feira do setor de alimentos e bebidas da América do Norte, a Sial é o ponto de encontro da indústria agroalimentar, a porta de entrada privilegiada para os mercados americano e internacional. Neste ano são 44 países participando.

O Brasil ocupa dois estandes expostos pela Invest Paraná, contratada pelo Governo do Estado para desenvolver essa atividade junto ao Ministério da Agricultura, e entre os produtos paranaenses está o mel de Arapoti, produzido pela Apis Nobre. Foram enviadas amostras de mel de flor de laranjeira e silvestre, além de própolis líquido e em cápsula, e o pólen.

 

Case de Sucesso

Um negócio familiar, que começou em 2012, com uma pequena demanda de 19 kg de própolis, na época ainda não tão difundido no mercado, hoje comercializa cerca de 200 toneladas de mel mensalmente, além de outros derivados. 

De acordo com o proprietário Edemilson Chaves, a iniciativa de sair da informalidade dos bastidores do fornecimento e ingressar no mundo dos negócios criando a própria marca, abriu a oportunidade para ter hoje seu produto tendo o primeiro contato com o mercado externo.  “Descobrimos na inovação, o segredo para valorizar o produto, quando saímos da condição de apenas fornecedor, para proprietários da própria marca, ganhando independência na negociação. O caminho para conseguir as licenças e certificações para o produto não foi fácil, mas o resultado está aí, nosso mel está no Canadá, e vamos expandir para o mundo todo”, projeta.

Além de lubrificar as engrenagens para o próprio negócio, o passo dado por Edemilson tem como objetivo alcançar outros produtores da AAPICAF (Associação De Apicultores E Meliponicultores Campos Floridos), fortalecendo a confiança do grupo e demonstrando que é possível agregar valor à esse produto tão valioso, sem precisar passar por “atravessadores”.

 

Apoio do Executivo

A prefeitura municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem dado suporte e realizado a ponte entre os apicultores do município e consultorias como Sebrae, Invest Paraná e setores de pesquisa como da Universidade Federal do Paraná, além do auxílio para obter o SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte), que atesta a segurança sanitária dos produtos e certifica-os por meio do selo SUSAF.

O prefeito Irani Barros esteve na sede da Apis Nobre para parabenizar o avanço da empresa. “É com imensa alegria que fazemos parte desse trabalho, hoje a capital do mel está ganhando o mundo. Parabenizo ao Edemilson, à AAPICAF, e a todos os apicultores do município, pois essa visibilidade trará muitos benefícios para o negócio do Mel em Arapoti”, comemorou o chefe do Executivo.

Recentemente o Executivo também enviou à câmara de vereadores o projeto de lei que torna o Capixingui a árvore símbolo do município, já que essa vegetação é predominante da região, cuja florada rende cerca de 1.100 toneladas/ano de mel em Arapoti.

 

AAPICAF

Hoje a associação conta com 93 apicultores e, segundo o presidente Ricardo Rodrigues Pedroso, além do Edemilson, outros produtores que estão envazando o próprio mel. “O objetivo é que isso se estenda aos demais, encorajando os associados a empreenderem. O investimento em tecnologia já tornou possível que nossos apicultores desenvolvessem a partir do mel, outros produtos, como cápsulas e extratos de própolis, sabonetes, sachê, pólen, entre outros”, explicou o presidente de AAPICAF.

 

Capital do Mel

Neste ano, Arapoti ganhou o título de Capital do Mel, pois é a maior produtora do Brasil no setor, com a marca de 924 toneladas/ano e cerca de 300 famílias vivendo da produção do mel no município.

2733 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arapoti - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.