.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Escritora recebe homenagem por sua trajetória de vida
Maria de Lourdes Osternach Pedroso, a Dona Lourdinha, recebeu o Certificado de Honra ao Mérito por sua contribuição e relevância para a história do Município. A honraria foi entregue por Prefeitura e Câmara em cerimônia realizada no histórico Casarão do Jardim Ceres.
TRAJETÓRIA - Escritora e professora, autora de diversos livros e artigos, a homenageada é membra fundadora da Academia de Letras dos Campos Gerais, ocupando a cadeira 37; membra fundadora do Centro Cultural Professor Faris Antônio Michaele; e membra efetiva do Instituto Histórico-geográfico e Etnográfico Paranaense. Participou da organização do Museu dos Campos Gerais como técnica Cultural da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Dona de inúmeras conquistas acadêmicas, Dona Lourdinha recebeu diversas outras honrarias, como o Diploma de Reconhecimento Público, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Grossa, por relevantes serviços prestados à comunidade ponta-grossense, e o Prêmio Rotary por destaque na área de Educação.
“Esse momento materializa o reconhecimento de todo o povo arapotiense à brilhante história de vida de Dona Lourdinha e suas contribuições à literatura, cultura e educação”, enfatizou o prefeito Irani Barros, que entregou a distinção à escritora junto com o vereador Maicon Pot, presidente da Câmara.
Ao agradecer pela homenagem recebida, Dona Lourdinha, relembrou a importância das mulheres para a construção de Arapoti e região, destacando a força e a coragem de figuras femininas históricas do município.
SIMBOLISMO – A escolha do Casarão do Jardim Ceres como local da cerimônia não foi casual. A primeira casa construída no município também foi lar de Dona Lourdinha, e em seu jardim ainda se ergue a imponente paineira que seu pai plantou para celebrar seu nascimento, em 15 de setembro de 1940.
DESTAQUES – O evento contou com a presença e homenagens do presidente em exercício da Academia de Letras dos Campos Gerais, Sergio Monteiro Zan, e de seus membros Carlos Mendes Fontes Neto e Rafael Pomim. O historiador arapotiense Divair da Silva destacou a importância do trabalho de Dona Lourdinha para a preservação da história e memória do Município e região.
Além disso, a aluna dos cursos de música realizados no Casarão, Sarah, e o Coral Clave de Prata, fizeram apresentações durante a Cerimônia.
.
.
.
.