A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, objetivando proporcionar um espaço de debate abrangente sobre questões que afetam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Nessa edição, o tema da conferência foi ?Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado?, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social. Como explica a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social Maria Olívia Zacharias a Conferência debateu eixos temáticos referentes a políticas públicas de Assistência Social para o município. ?Procuramos avaliar e apontar caminhos e estratégias para o fortalecimento e defesa do SUAS?.
Osicléia Carneiro, secretária municipal de Assistência Social destaca ser essencial o empenho e trabalho coletivo para a melhoria dos serviços de assistência social. ?A conferência é uma oportunidade de debate e apresentação de propostas que visem aprimorar o sistema com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida para a população em condição de vulnerabilidade social?, complementa a Secretária.
O prefeito Irani Barros participou da abertura do evento, onde destacou a importância das políticas de Assistência Social para a gestão municipal. ?É uma área muito sensível, já que muitas pessoas em situação de vulnerabilidade dependem desses serviços para ter condições mínimas de vida, por isso a importância da Conferência em realizar essa avaliação do que foi feito e propor novas soluções buscando melhorar a qualidade de vida dessas pessoas?.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Jaqueline van der Goot foi a responsável por decretar a abertura da Conferência, que teve como palestrante a Assistente Social Ozilda Gomes - profissional com larga experiência e qualificação técnica, que abordou o tema ?Assistência Social: Direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social?.
Edilson Corsini, presidente da Câmara Municipal de Vereadores também participou da Conferência.
Arapoti