No último domingo, 25 de julho, foi comemorado o Dia do Motorista. Profissionais cujo trabalho é imprescindível para o funcionamento de nossa sociedade, transportando pessoas, alimentos e outras cargas que nos permitem viver.
Por isso, a Prefeitura Municipal de Arapoti homenageia a todos esses trabalhadores, em especial aos inúmeros motoristas que dedicam sua vida para atender a população arapotiense por meio do serviço público.
Origem da data - Dia de São Cristóvão
No dia 25 de julho, se comemora o dia de São Cristóvão, o santo padroeiro dos caminhoneiros. Em relação à lembrança do santo, trata-se de uma comemoração bastante antiga. A origem da data especial vem do século XV. Na ocasião da instituição, a base era a história de São Cristóvão.
Antes de ser santo, Cristóvão era um homem forte que desejava se tornar o homem mais poderoso do mundo. No meio da sua caminhada, ele teria conhecido a Cristo e o reconhecido como homem mais poderoso do mundo. A partir daí, ao invés de sê-lo, Cristóvão decidiu segui-lo.
Em determinado momento de sua vida, São Cristóvão carregou um menino no colo durante uma travessia. Entretanto, segundo sua percepção, o menino ficava mais pesado a cada passo que dava. Assim, a sua sensação era de estar carregando o mundo nas costas. Após o desabafo do santo, o menino teria dito que ele não estaria carregando o mundo nas costas, mas o filho Criador dele, pois se tratava de Jesus.
O conceito de carregar o mundo fez com que os caminhoneiros buscassem o apadrinhamento do santo como padroeiro.
Arapoti