Arapoti conseguiu reduzir a taxa de contaminações por COVID-19 no município em 6,3% no período entre 11 e 25 de fevereiro, tendo um aumento de 14,3% no número de contagiados. No período anterior, entre 28 de janeiro e 10 de fevereiro, a taxa registrada havia sido de 20,6%. Em comparação, entre 28 de janeiro e 10 de fevereiro, o Paraná teve um crescimento de 7,5% no número de contágios. Entre 11 e 25 de fevereiro, o índice estadual subiu 1,5%, resultando num crescimento de 9%.
Essa diminuição ocorrida no município se deu em razão da publicação do decreto nº 5915 de 2021, editado em 11 de fevereiro, que reforçou as medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia em Arapoti. ?Esses números demonstram que a tomada de medidas restritivas mais duras são necessárias e contribuem sim para o controle da disseminação da COVID-19?, explica a secretária de Saúde Andréa Silva.
?Sabemos que a população se encontra cansada e a imposição de restrições traz incômodos às pessoas, mas são medidas que precisamos tomar visando garantir a saúde e a preservação das vidas das pessoas?, esclarece o prefeito Irani Barros. ?Por isso, pedimos a todos que cuidem de si e do próximo, usando máscara, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento social, não participando de aglomerações, e seguindo as regras que visam coibir a propagação da doença?, enfatiza.
?Ressalto, é importante que todos cumpram as medidas estabelecidas. Somente com a colaboração de todos poderemos superar esse momento difícil?, conclui o Prefeito.
Arapoti