Como já alertado anteriormente pela Prefeitura, a situação no município preocupa: a incidência do mosquito Aedes Aegypt é grande em todos os bairros, na última medição o Índice de Infestação Predial (IIP) registrado foi de 7,5%, nível considerado de alto risco.
5 mil imóveis foram visitados até fevereiro, sendo encontrados 218 focos de proliferação do mosquito, dos quais 70% foram encontrados em imóveis residenciais, em depósitos de lixo, sucata e materiais recicláveis, e em locais que armazenam água da chuva.
Caso Registrado
Em 20 de fevereiro, foi registrado um caso de Dengue no município, o que não ocorria desde agosto do ano passado. Detectado num morador do Jardim Aratinga, o caso encontra-se em investigação para saber se foi uma contaminação ocorrida em Arapoti ou se a pessoa foi infectada em outra cidade.
Conforme orientação da 3ª Regional de Saúde, um raio de 150 metros em torno da casa do infectado recebeu o bloqueio com inseticida, procedimento que vem sendo adotado quando há qualquer suspeita contaminação em razão da alta incidência do mosquito da Dengue por todas as regiões da cidade. O mesmo procedimento foi realizado na Vila dos Funcionários nessa terça (23), onde houve um caso suspeito.
Alerta à População:
O Aedes Aegypti e a Dengue fazem parte de nossa realidade desde 2015 e, infelizmente, continuamos contribuindo para sua proliferação. Por isso, para evitar e reduzir os casos de Dengue, todos devem fazer sua parte e:
? Verificar se a caixa d\'água está bem tampada;
? Deixar as lixeiras bem tampadas;
? Colocar areia nos pratos de plantas;
? Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
? Limpar as calhas;
? Cobrir piscinas;
? Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
? Limpar a bandeja externa da geladeira;
? Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
? Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
? Cobrir bem a cisterna;
? Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Arapoti