A Campanha de vacinação contra a Covid-19 segue o Plano Nacional de Imunização e o Plano Estadual que estabelece a ordem prioritária dentre os trabalhadores de saúde, todos os municípios foram orientados a seguir rigorosamente a ordem estabelecida, ou seja, devem vacinar primeiro todos os profissionais contemplados no item 1, em seguida item 2 e assim sucessivamente. Estes itens são:
1.Todos os vacinadores/ aplicadores da vacina contra a COVID-19;2.Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e idosos acima de 60 anos que residem em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI);3.Hospitais e Serviços de Urgência e Emergência de referência COVID-19 públicos eprivados (SAMU, SIATE, UPA, Clínicas de Diálise e Serviços de Oncologia);4.Trabalhadores dos Centros de Atendimento à COVID-19;5. Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e de Centro de Atenção Psicossocial(CAPS);6. Trabalhadores de laboratórios públicos e privados que coletam e realizam testeslaboratoriais para a COVID-19;
7.Demais serviços de Urgência e Emergência;
8.Demais trabalhadores da Vigilância em Saúde;
9.Demais serviços ambulatoriais, hospitalares, farmácias do sistema público, sistema funerário, cuidadores domiciliares, áreas administrativas, gerência e gestão dasaúde.
10.Demais serviços privados hospitalares e ambulatoriais (farmácias e clínicas). Serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, em teletrabalho devido pandemia, e demais não listados anteriormente.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a 3ª Regional de Saúde alcançou 6.909 vacinados (68,4% das 10.090 doses). No município de Arapoti, nesta primeira etapa, aproximadamente 460 trabalhadores de saúde deverão tomar a vacina.
As novas fases da Campanha seguirão o Plano Nacional de Imunização estabelecido pelo Ministério da Saúde, e, assim, que tivermos novas informações estas serão repassadas para população.
Para a vacinação é obrigatório apresentar documento com foto que contenha o número do CPF e constar da lista nominal de trabalhadores de saúde, de acordo com cada estabelecimento de serviço de saúde, como por exemplo, Unidades básicas de saúde, consultórios médicos e odontológicos, farmácias comerciais, dentre outros.
Campanha de Vacinação contra a Covid-19, primeira fase, Anexo II do Plano Estadual de Imunização:
Quem será vacinado na primeira fase?
Trabalhadores da saúde conforme estabelecido pelo governo Estadual e idosos em instituições de longa permanência (ILPI).
Ordem de vacinação dos profissionais da saúde na primeira fase.
Equipes de vacinadores volantes: Profissionais de saúde responsáveis pela vacinação de ILPI - ou ainda os primeiros profissionais de saúde;
Centro de Referência Covid-19: Devem ser vacinados todos os trabalhadores do setor: todos os profissionais de diferentes categorias, nível superior, técnico e médio, administrativo, higienização, segurança e transporte.
Hospital: Devem ser vacinados todos os trabalhadores do setor: todos os profissionais de diferentes categorias, nível superior, técnico e médio, administrativo, higienização, segurança e transporte.
Rede de Urgência e Emergência: Inclui Serviço de Pronto Atendimento, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, inclui todos os motoristas que atuem em pronto atendimentos ou transporte de pacientes de demanda espontânea, área de higienização, segurança, administrativo, profissionais de nível superior, técnico ou médio;
Atenção Primária em Saúde/Atenção Básica/ Unidades Básicas de Saúde: Ambulatórios e unidades de saúde com atendimento ou avaliação de \\\\\\\"sintomáticos respiratórios\\\\\\\", Atenção Primária/Atenção Básica que realizem atendimento de demanda espontânea, Unidades Básica de Saúde, Postos de Saúde. Considerar todos os profissionais de nível superior, técnico, higienização, segurança, transporte, administrativo ou qualquer outro trabalhador da unidade de saúde.
Demais profissionais de saúde: Profissionais de saúde liberais, estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham atividade assistencial direta a pacientes com Covid-19 ou suspeitos de Covid-19 serão vacinados, mas a circulação de pessoas não é um critério isolado para justificar a vacinação antes dos outros trabalhadores da saúde.
Devo procurar a unidade para vacinação, sou do grupo prioritário de profissionais da saúde?
Todos os trabalhadores de saúde contemplados serão chamados para receber a vacina de acordo com os itens citados acima.
Se não sou do grupo prioritário devo procurar a Unidade de Saúde?
Não, os grupos definidos pelo Plano Nacional de Imunização serão informados posteriormente sobre a vacinação em cada fase.
A Secretaria tem algum controle dos vacinados?
Sim, todas as pessoas vacinadas são cadastradas no SI-PNI Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização.
Previsão da chegada de novas doses?
Não temos nenhuma data estabelecida no momento.
Dados sobre a vacinação podem ser acessados
https://vacina.saude.pr.gov.br
Arapoti