Embora não haja nenhum caso de Dengue registrado no município desde agosto do ano passado, a incidência do mosquito Aedes Aegypt na cidade preocupa. O Índice de Infestação Predial (IIP) atingiu 7,5% na última medição, nível considerado de alto risco. Sendo centro, Jardim Ceres e Vila Romana as regiões da cidade onde foram detectadas a maior quantidade do mosquito e suas larvas. Além disso, constatou-se que os locais onde há mais mosquitos são nos que se tem sucata e lixo reciclável mal armazenado.
A Prefeitura Municipal de Arapoti continua fazendo o seu trabalho, intensificou os trabalhos do setor de limpeza pública nas ruas desde o começo da nova gestão. Da mesma forma, a equipe de Agentes de Endemias segue realizando fiscalizações e empreendendo ações para o combate ao mosquito, mesmo em meio a pandemia.
No entanto, a colaboração da população é imprescindível, ainda mais no verão e em meio à temporada de chuvas que estamos atravessando. Por isso, para evitar e reduzir os casos de Dengue, todos devem fazer sua parte e:
? Verificar se a caixa d\'água está bem tampada;
? Deixar as lixeiras bem tampadas;
? Colocar areia nos pratos de plantas;
? Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
? Limpar as calhas;
? Cobrir piscinas;
? Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
? Limpar a bandeja externa da geladeira;
? Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
? Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
? Cobrir bem a cisterna;
? Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Arapoti