A Lenda do Pote de Ouro vai ao ar amanhã (01), no quadro Contos e Lendas dos Campos Gerais, na Tribuna da Massa, a partir das 12h30. Gravado em 29 de abril, a história de Arapoti se passa na ?antiga Fábrica Mãe? e foi relatado pela Dona Maria Aparecida, que viveu no local.
A dramatização da história contou com encenações da família de Beatriz de Fátima Ferreira, filha da Dona Maria Aparecida, e Elbert Rafael Pontes, filho de Beatriz e aluno da Escola Municipal Romana Carneiro Kluppel. O estudante Bernardo Henrique Ribeiro também participou.
Também colaboraram o senhor Antônio, morador da Fábrica Mãe, que contou causos e lendas aos alunos, e a Professora Inês Hryniewcz, que elaborou o livro ?Causos de Assombração no Município de Arapoti? e auxiliou nas pesquisas para o projeto.
Projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais
O Projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais é uma iniciativa da Associação dos Municípios dos Campos Gerais e conta com o apoio da CCR Rodonorte. Para gravação dos programas e composição do projeto \\\'Contos e Lendas? cada um dos municípios realizou rodas de conversa intergeracionais, onde a terceira idade contou para crianças em idade escolar sobre os causos da região. Esses encontros são também utilizados para incrementar as disciplinas escolares.
Além do envolvimento da comunidade e dos programas de TV, o projeto \\\'Contos e Lendas? contará com uma publicação de livros. ?Cada município escolheu entre a sua comunidade duas lendas. Uma será contada na TV e outra fará parte de uma publicação?, explica a assessora de Cultura da AMCG, Danielle Teixeira. Os 19 livros farão parte de um box. ?Teremos ainda a etapa em que faremos a escolha de uma mascote para o projeto. Este também entrará no box em forma de pelúcia?, fala, destacando o resgate histórico e a valorização da cultura da região dos Campos Gerais.
Arapoti