Concurso Fotográfico: O(A) Idoso(a) que eu quero ser

Educação - Quinta-feira, 23 de Maio de 2019


Concurso Fotográfico: O(A) Idoso(a) que eu quero ser

CONCURSO FOTOGRÁFICO ?O(A) IDOSO(A) QUE EU QUERO SER?

REGULAMENTO RETIFICADO

A Prefeitura de Arapoti, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promove o concurso fotográfico ?O(a) idoso(a) que eu quero ser?. Este concurso é uma das ações que faz parte da campanha municipal em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.

O objetivo do concurso fotográfico é proporcionar um contato intergeracional, e disseminar a ideia sobre a importância da valorização do idoso como sujeito de direitos e protagonista da sua história de vida. Assim, o intuito do concurso é instigar as crianças e adolescentes de Arapoti a se inspirarem nos idosos que desejam ser no futuro, e assim produzirem fotografias com esse foco, dando um título a estas imagens, justificando-as.

As fotografias inscritas no concurso e que contemplarem todos os requisitos deste regulamento farão parte de exposições itinerantes no município. Assim, a comunidade de Arapoti poderá apreciar as imagens bem como refletir acerca da figura social do idoso.

1- DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. Poderão participar do concurso alunos do ensino fundamental e médio das instituições públicas e privadas de Arapoti, que estejam frequentando regularmente a instituição;

1.2. A idade para participar deste concurso será de alunos com 8 a 17 anos no momento da inscrição, devendo os participantes terem autorização expressa dos responsáveis;

1.3. Os candidatos concorrerão em duas categorias distintas, sendo estas subdivididas em alunos de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos;

1.4. Cada candidato poderá concorrer com apenas uma fotografia;

1.5. A comissão organizadora deste concurso é composta por membros da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

1.6. Fica vedada a participação no concurso de filho(a) de membros da comissão organizadora e julgadora.

2- INSCRIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS PARTICIPANTES

2.1. As inscrições deverão ser realizadas na Biblioteca Cidadã, situada na Rua Placídio Leite, Bairro Centro cívico, no horário entre 08h15min às 11h15min e 13h15min às 16h45min;

2.2. Os candidatos deverão imprimir ou solicitar na secretaria das suas escolas/colégios a ficha de inscrição do concurso (em anexo), e no ato da inscrição a mesma deverá ser entregue devidamente preenchida e assinada, juntamente com a fotografia;

2.3. As fotografias deverão ser entregues em formato digital e JPG, em tamanho de no mínimo 300 DPI, para que possam ser impressas, e o arquivo deverá estar nomeado com o nome completo do participante;

2.4. As fotos não poderão apresentar efeitos digitais, tais como borda, distorções, inserções de imagens alheias ao momento em que foi retirada a fotografia;

2.5. A fotografia e o título da mesma deverão ter coerência temática, serem inéditos e nunca publicados em outros concursos;

2.6. As fotografias que não atenderem aos critérios estabelecidos serão desconsideradas;

2.7. Os/as autores/as das fotografias são responsáveis pelo teor e conteúdo das imagens inscritas no concurso.

3- AVALIAÇÃO DAS FOTOGRAFIAS

3.1. A pontuação das fotografias será realizada por uma comissão julgadora composta por um membro de cada empresa parceira, e um representante de cada setor da prefeitura envolvido com o concurso (Gabinete, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Cultura);

3.2. A comissão julgadora terá como critério avaliar os seguintes aspectos das fotografias que estarão concorrendo: originalidade (0 a 5 pontos), criatividade (0 a 5 pontos) e pertinência ao tema do concurso (0 a 5 pontos);

3.3. As fotografias serão compartilhadas na página do facebook da Prefeitura Municipal de Arapoti no dia 28/06/2019, e será somado 10 pontos a foto de cada categoria que receber mais curtidas até o dia 05/07/2019 às 17 horas;

3.4. Após a soma de todos os pontos, caso haja empate, a fotografia ganhadora será àquela que tiver mais curtidas no facebook.

4- PREMIAÇÃO

4.1. Serão premiadas as quatro fotografias mais pontuadas de cada categoria conforme os critérios estabelecidos no item anterior. Cada categoria terá a seguinte premiação:

4.1.1. 1º lugar: Um celular

4.1.2. 2º lugar: Uma bicicleta

4.1.3. 3º lugar: Um tablet

4.1.4. 4º lugar: R$ 150,00 (poupança)

5- CRONOGRAMA

5.1. Inscrições: 23/05/2019 a 19/06/2019;

5.2. Avaliação das imagens: 28/06/2019 a 05/07/2019;

5.3. Divulgação do resultado das fotografias premiadas na página do facebook da Prefeitura Municipal de Arapoti: até dia 08/07/2019;

5.4. Premiação: data e local a definir pela comissão organizadora;

5.5. Exposição itinerante das fotografias: Julho de 2019.

6- DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. Para a impressão das imagens, as mesmas poderão passar por edição simples, alteração da resolução, etc, sem que haja prejuízo à essência da fotografia e ao conjunto da obra;

6.2. Poderá haver alteração no cronograma do concurso caso a comissão organizadora julgue necessário;

6.3. A comissão organizadora é soberana e compete a ela avaliar e resolver os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso em nenhuma hipótese;

6.4. O não cumprimento de qualquer regra deste regulamento poderá causar, a critério da comissão organizadora, a desclassificação da(s) fotografia(s) inscrita(s) e, consequentemente do respectivo participante;

6.5- A inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste regulamento.

7- FICHA DE INSCRIÇÃO

http://www.arapoti.pr.gov.br/pdf/fichainscricao.pdf

Prefeitura Municipal


Arapoti