Representantes do Poder Público, de cooperativas, da indústria e comércio de Arapoti estiveram na Câmara Municipal nesta segunda-feira (18) para conhecer o Programa de Desenvolvimento de Tecnologia (Produtec), desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em discussão, a busca de soluções para o Aterro Sanitário, visando melhores práticas na destinação e no tratamento dos resíduos sólidos, desenvolvendo política públicas focadas no impacto econômico, ambiental, sustentável e social no município e região. Isso se concretizaria através de formação de parceria entre município e UFPR para a criação de um sistema de incineração de matéria orgânica e resíduos combustíveis não recicláveis que gera energia elétrica no decorrer do processo.
?Toda solução que vise a melhora dos parâmetros de preservação ambiental em nosso município é bem-vinda. Essa ainda mais, pois além de resolver a questão do Aterro Sanitário ainda gera Energia Elétrica, utilizando produtivamente material que não teria serventia alguma?, analisa a Prefeita Nerilda Penna.
Produtec
O Produtec tem como objetivo proporcionar conhecimento necessário para agregar valor aos processos e produtos, oferecendo soluções em treinamento, consultoria e assessoria técnica, através do aprimoramento do processo produtivo, implementação de novas tecnologias, modelagem estratégica, desenvolvimento da economia regional e capacitação de equipes profissionais.
A convite do vereador Ricardo Rodrigues Pedroso, o coordenador do Produtec, Álvaro Pereira de Souza, apresentou o Programa e ressaltou que o objetivo é buscar ações que possam proporcionar melhorias tecnológicas e desenvolvimento regional.
\"Estamos discutindo a possibilidade de firmarmos um convênio com a instituição, visando o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias na destinação do lixo no município de Arapoti\", explicou o vereador Ricardo.
*Com Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores
Arapoti