Palestra aborda violência sexual contra crianças e adolescentes

Educação - Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019


Palestra aborda violência sexual contra crianças e adolescentes

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema que atinge cerca de um terço da população brasileira nessa faixa etária. Por isso, acesso, disponibilização, e multiplicação de conhecimento e informações a esse respeito é essencial para o enfrentamento da questão. Tendo isso em vista, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu a palestra ?Metodologias de prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva de autoproteção?.

Conduzida pela pedagoga Caroline Arcari, a ação integrou a Semana Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, parceira na realização, e visou a qualificação de professores das redes municipal e estadual de ensino, além de agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, conselheiros tutelares, enfermeiros e psicólogos.

?Professores, além de multiplicadores de conhecimento, são fundamentais para a prevenção e identificação de casos de violência?, salienta a Secretaria Municipal de Assistência Social Fabiana Kluppel. ?Por isso, resolvemos trabalhar esse conteúdo durante o período preparatório que antecede a volta as aulas?, continua.

?A capacitação sobre temas como esse é essencial à formação dos professores, que, em seu cotidiano, acabam lidando diretamente com crianças e adolescentes vítimas desses abusos?, acrescenta a Secretaria Municipal de Educação Rosi Rogenski.

?É um assunto que precisamos tratar com seriedade e levar ao conhecimento de toda a sociedade e por isso agradeço ao pessoal da Educação por essa importante colaboração, já que somente com a formação de uma Rede de Proteção coesa poderemos combater efetivamente o problema?, conclui Fabiana, salientando a importância de todos os profissionais que participaram do evento.

?Ações como essa, com secretarias trabalhando juntas, são importantes para a resolução de problemas em nosso município, pois assim podemos atacá-los sobre perspectivas diversas e, por consequência, alcançando melhores resultados?, enaltece a Prefeita Nerilda Penna.

Palestra

Caroline Arcari, em sua palestra, destacou a importância da Educação Sexual como forma de prevenir abusos. ?A sexualidade é inerente a todo ser humano e por isso precisamos estar preparados para lidar com ela através de metodologias adequadas postas em práticas por profissionais preparados. O conhecimento é a melhor forma de prevenção?, ressaltou.

Segundo Caroline, o abuso sexual ainda é um tema considerado ?tabu? na sociedade, mas é preciso que isso seja superado, já que quanto maior o acesso a informação de qualidade a esse respeito para os possíveis alvos, menos suscetíveis eles serão. ?A partir do momento em que as crianças e adolescentes percebem a abertura de um canal de comunicação em que podem esclarecer suas dúvidas, eles passam a se sentir mais à vontade para fazer perguntas sobre violência sexual e, com isso, tornam-se mais aptas a se defender?, explicou.

Palestrante

Caroline Arcari é pedagoga e educadora sexual, especialista em Educação Sexual pelo CESEX e mestre em Educação Sexual pela UNESP. Presidente do Instituto CORES, também é palestrante convidada de importantes congressos nacionais e internacionais da área da sexualidade humana.

Fundadora e atual presidente do Instituto CORES, seu trabalho junto à instituição já formou mais de 20 mil educadores em diversos municípios brasileiros e seus projetos beneficiaram mais de 250 mil alunos da rede pública desde 2006.

Escritora do livro PIPO E FIFI, seus trabalhos já foram premiados pela UNICEF, FUNDAÇÃO ABRINQ, SAVE THE CHILDREN.  Em 2015, o material didático PIPO E FIFI recebeu o prêmio de melhor trabalho no Congresso de Educação Sexual da Universidade do Minho, Portugal. Colunista do jornal TRIBUNA DO SUDOESTE de 2007 a 2010, publica, juntamente com os profissionais do Instituto CORES, guias e livros online gratuitos para educadores.

Consultora na área de Educação Sexual e Enfrentamento da Violência Sexual infanto-juvenil para instituições públicas e privadas de educação, saúde e promoção social, a autora já prestou consultorias e revisão para Canal Futura, Childhood, Unicef, Revista Nova Escola, Revista Mestre, Revista Projetos Escolares. Atualmente é consultora e parceira do Programa Encontro com Fátima Bernardes.

Prefeitura Municipal


Arapoti