Arapoti já conta com um Conselho da Comunidade, cujo termo de compromisso foi assinado no dia 24 de julho, no fórum. A data também marcou a inauguração das atividades da entidade, que será sediada no prédio do antigo â??McWilsonâ?.
Estiveram presentes na reunião, além do Juiz da Comarca de Arapoti, Djalma Aparecido Gaspar Junior, do Promotor José de Oliveira Junior, do Delegado Gumercindo Athayde, representantes da sociedade civil, OAB e câmara de vereadores.
A Vice Prefeita, Nerilda Penna, representou o Prefeito Braz Rizzi, e destacou a importância da implantação do órgão no municÃpio. â??A Prefeitura apoia toda e qualquer medida que vise melhorar a vida de nossos cidadãos, independentemente de sua situação. E é para isso que esse conselhor serve, par dar mais dignidade aqueles que encontran-se encarcerados, pagando por seus erros para que possam, então, voltar ao convÃvio em sociedadeâ?.
Conselho da Comunidade
Os conselhos da Comunidade representam a sociedade na fiscalização do sistema carcerário e na ressocialização dos condenados. Essas entidades sociais são vinculadas a varas de execução penal de todo o paÃs e sobrevivem de doações e de parcerias com órgãos públicos.
São as principais incumbências do Conselho da Comunidade:
- Visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na Comarca;
- Entrevistar presos;
- Apresentar relatórios mensais ao juiz da execução e ao Conselho Penitenciário;
- Diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção do estabelecimento.
Arapoti