GENTE E GESTÃ?O, Esse foi o tema da reunião entre Klabin e Agência do trabalhador dos municÃpios de Telêmaco Borba, Ortigueira, Curiúva, Tibagi e Arapoti realizada na última sexta-feira (05) na Cidade de Telêmaco Borba.
A reunião se deu para discutir oportunidades de emprego na Indústria Klabin e projeto Puma, através da demanda existente no mercado de trabalho regional.
O Complexo Industrial Klabin e Projeto Puma têm no seu quadro de colaboradores cerca de dez mil pessoas, tem como missão priorizar e valorizar o relacionamento empresa e colaborador. A visão empresarial que se aplica é o estreitamento das relações empresa e gestores municipais a fim de fortalecer a capacitação de colaboradores e gerar mais empregabilidade de forma regionalizada.
Segundo a representante do Departamento â??GENTE E GESTÃ?Oâ? Sra. Rosilda, o Complexo Klabin procura oportunizar a população dos municÃpios vizinhos vagas de empregos. Porém é um desafio encontrar perfil e mão de obra qualificada. Essa pontualidade faz com que a Klabin busque seus colaboradores através de ferramentas que não sejam as agências do trabalhador, entretanto reconhece a legitimidade das agências como representantes do Ministério do Trabalho. Com esse pensamento, uma equipe composta por sete coordenadores e o diretor da Klabin, fizeram as colocações pertinentes ao tema e explanaram sobre as necessidades em estreitar e fortalecer o relacionamento entre empresa e municÃpios.
Com a visão de oportunizar mais emprego para os municÃpios e criar ferramentas que otimizem a relação empregadora e empregado, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Arapoti, Claudinei José Moreira, juntamente com o Gerente da Agência do Trabalhador, Mauro Costa, apresentaram suas reivindicações e potencializaram o pensamento de capacitar e encaminhar mais pessoas para seleção de colaboradores requisitada pela Klabin.
Claudinei comentou sobre á área de abrangência dos serviços executados pela Klabin, acrescentou que o seguimento florestal é um dos setores que mais absorvem trabalhadores: â??qualificá-los para executar esses serviços é um desafio que temos que contemplar na execução das polÃticas públicas municipaisâ?, disse.
Destacou o Secretário que os cursos técnico de soldador, mecânico de máquinas pesadas, empilhadeira e operador de colheitadeira florestal podem ser trabalhados junto a entidades governamentais.
Mauro costa enfatizou o trabalho da Agência do Trabalhador e pontuou a necessidade de fortalecer esse relacionamento com a empresa, acrescentou que a Agência Arapoti irá contribuir para que essa proposta seja colocada em prática.
Como premissa da reunião, ficou estabelecido que a agência deste MunicÃpio encaminhará os profissionais com perfil e qualificação para analise de requisitos da contratante, que por sua vez, observará a região de origem do colaborador promovendo de fato um fortalecimento no projeto â??gente gestãoâ?.
Arapoti