Na tarde do último dia 17, cerca de 120 pessoas se reuniram no salão da Igreja Presbiteriana para participar da 3ª Conferência Municipal do Idoso. Com base no tema â??O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa â?? Por um Brasil de Todas as Idadesâ?, os participantes puderam conversar diversos temas pertinentes à terceira idade.
O assistente social e membro da Pastoral da Pessoa Idosa do Paraná Adrianis Galdino da Silva Junior, foi o palestrante convidado para explanar sobre os vários eixos de discussão propostos pelos organizadores da Conferência, dentre os quais estavam: direitos dos idosos, criação de um Fundo da Pessoa Idosa, melhorias na acessibilidade, qualidade de vida e opções de esporte e lazer.
De acordo com a secretária de Assistência Social do MunicÃpio, Fabiana Kluppel Lisboa, o encontro foi bastante proveitoso. â??Eles [os idosos] entenderam bem o papel do empoderamento, falaram bastante, levantaram muitas questões, deram ideias, foi bem legal essa participaçãoâ?, coloca. Ela ainda ressalta a maciça presença dos frequentadores do Grupo da Terceira Idade Nossa Senhora Aparecida, que faz parte do trabalho desenvolvido pela pasta.
A secretária ainda afirma que algumas resoluções já serão realizadas dentro em breve, como o fomento do Centro de Convivência do Idoso e uma maior participação deste público nas oficinas oferecidas pelos CRAS. â??As outras propostas que não de nossa inteira competência serão repassadas para as áreas responsáveis, e faremos o possÃvel para atender essa faixa tão significativa da população arapotienseâ?, completa.
Arapoti