Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado todo dia 02 de abril, e tem por objetivo chamar a atenção para este transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. E em lembrança desta data tão importante, os servidores da Secretaria Municipal de Educação vestiram azul no dia de hoje.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio que aparece nos primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação do portador. O azul foi definido como a cor sÃmbolo do autismo porque a sÃndrome é mais comum nos meninos, na proporção de quatro meninos para cada menina.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Arapoti conta com cinco alunos autistas, todos incluÃdos em classes regulares. â??Eles frequentam as aulas regulares, que sempre que possÃvel conta com um professor de apoio, e também as salas de recurso em perÃodo de contraturnoâ?, explica a psicóloga da secretaria de Educação, Tamiris Almeida.
Para Márcia Souza, coordenadora de educação especial do municÃpio, é necessário que o problema seja mais debatido, a fim de combater o preconceito com o transtorno. â??Essas crianças são muito inteligentes, têm uma capacidade incrÃvel, é preciso apenas saber como trabalhar com elasâ?.
Arapoti