Uma das atribuições do educador é estar sempre atualizado e em constante processo de reciclagem. E para contribuir com esse processo de aprendizagem que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu entre os dias 2 e 6 de fevereiro mais uma semana de capacitação para os professores do municÃpio.
A primeira palestra focou num ponto crÃtico: â??O Desafio de Ensinar Matemáticaâ?. A palestrante Ã?ngela Pires da Trindade falou sobre a matéria temida por tantos estudantes e apresentou maneiras de tornar seu ensino mais atraente e proveitoso. â??Crianças pequenas não odeiam matemática, elas passam a não gostar com o passar dos anos, pelas dificuldades que enfrentam. Nosso desafio é manter esse gosto pela matériaâ?, explicou.
Já o psicólogo organizacional José MaurÃcio Bazziche falou sobre a â??Educação do Futuroâ?. Ele explanou sobre quais mudanças vem ocorrendo no ensino e o que se deve esperar delas. Os professores, coordenadores e diretores também tiveram uma manhã e três tardes dedicadas ao planejamento do novo ano letivo.
No âmbito dos cursos de metodologias, cada grupo de professores teve uma capacitação especÃfica. Educação Infantil, 1º ano, Matemática, Artes e Ciências tiveram palestras com professores da Editora Positivo, responsável pela produção do material didático utilizado nas escolas municipais. Quem trabalha com educação especial teve palestra com a psicomotricista Otávia Westphal Elgersma, e educadores fÃsicos com a professora Luana Cordeiro.
A semana fechou com palestra motivacional da pastora Fernanda Kaiser dos Santos, onde foram discutidas as insatisfações pessoais e profissionais. â??Foi bem legal, bem proveitoso. Esperamos que os professores tenham gostado também e que tenham recarregado as baterias para mais esse ano que se inicia. Obrigada pela participação de todos e que continuem fazendo este belo trabalho que vêm desenvolvendoâ?, coloca a secretária de Educação, Rosi Rogenski Ferreira.
Arapoti