Depois de conquistar o primeiro lugar no Paraná Sorridente, o mesmo projeto vencedor concorreu no Brasil Sorridente, prêmio organizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Desta vez, Arapoti ficou em segundo lugar na categoria de municÃpios com até 50 mil habitantes. O prêmio valoriza a iniciativa das cidades em prevenir problemas de saúde bucal.
Este é o resultado de um trabalho de anos", coloca a coordenado em Saúde Bucal, Adriana Cunha de Masi. De acordo com ela, o municÃpio só alcançou esta colocação porque são desenvolvidas uma série de projetos preventivos junto à comunidade e à s escolas, além de Arapoti possuir um centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são realizados procedimentos como cirurgias, próteses e odontopedriatria.
Para o prefeito municipal, Braz Rizzi, é uma satisfação muito grande ver o trabalho da odontologia municipal ser reconhecido. "Já ficamos muito contentes por sermos os primeiros colocados no Paraná, a segunda colocação em nÃvel nacional é maravilhosa. Sinal que os investimentos nessa área estão dando bons frutos. Parabéns a todos os envolvidos novamente e que continuem com este belo trabalho".
Ainda segundo Adriana, a área da odontologia sempre teve bastante incentivo na cidade, e as ações preventivas trazem um resultado bastante efetivo. Ela relata que periodicamente são feitas atividades de orientação e escovação dos dentes nas escolas, inclusive na Apae, e anualmente também é realizada a campanha de prevenção contra o câncer bucal. "Foi uma conquista muito importante. Agora vamos continuar trabalhando para alcançarmos resultados ainda melhores", finaliza a coordenadora.
Arapoti