Recentemente, a Prefeitura de Arapoti renovou junto ao governo do Estado do Paraná o convênio que viabiliza o funcionamento do Programa Bombeiro Comunitário (PBC) na cidade por mais cinco anos. Além da viatura para ser utilizada no combate a incêndios e em ações da Defesa Civil, o posto ainda conta com materiais básicos para radiocomunicação e realiza treinamento e qualificação periódica dos agentes.
Para o prefeito municipal, Braz Rizzi, ter uma unidade do PBC em Arapoti é muito importante. â??Antes, a população dependia exclusivamente dos bombeiros de jaguariaÃva, o que em muitos casos resultava em danos graves, devido ao tempo de deslocamento até aqui. Com a unidade na cidade, os arapotienses podem ser melhor atendidosâ?.
De acordo com o organograma, os Bombeiros Comunitários â?? ou agentes da Defesa Civil â?? respondem diretamente a dois órgãos: operacionalmente, ao Corpo de Bombeiros Militar de JaguariaÃva, responsável pela supervisão das atividades desenvolvidas; e administrativamente, ao gabinete do prefeito, visto que são funcionários do municÃpio.
â??Temos buscado dar o melhor subsÃdio possÃvel para o bom funcionamento do PBC em Arapoti, e eles [os agentes] têm realizado um excelente trabalho. Ã? uma grande satisfação saber que poderemos contar com esses serviços por mais cinco anosâ?, complementa o responsável pela Defesa Civil, Washington Luiz Pietrochinski.
Plano de Contingência
Dentre as atribuições do municÃpio para a manutenção dos Bombeiros Comunitários está a elaboração de um Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Nele, são estabelecidas diretrizes para ações de resposta em casos de desastres naturais, como: deslizamentos, alagamentos, vendavais e tempestades.
Para a preparação do Plano, foi criada a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que tem como algumas das atribuições a promoção de campanhas educacionais junto à população e desenvolvimento de estudos sobre ações que possam vir a provocar situações emergenciais.
â??Ã? muito importante para a cidade ter o Plano de Contingência, pois com ele é possÃvel ter respostas mais rápidas em caso de desastres naturais, evitando maiores perdas e prejuÃzos. Com certeza é um grande avanço para Arapotiâ?, declara o diretor de operações do COMPDEC, Aderson Ferreira da Silva.
A assinatura do Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil aconteceu no mesmo dia da renovação do convênio do Programa Bombeiro Comunitário, em cerimônia breve na Câmara de Vereadores.
Arapoti