O dia D já passou, muitos já foram vacinados, mas ainda há pessoas dentro do grupo que deveria ser imunizado que ainda não tomou a dose deste ano. E é por isso que Secretaria de Saúde está intensificando a campanha de vacinação contra a gripe.
â??Este ano já tivemos quatro mortes por gripe no Paraná, sendo uma criança, uma gestante e dois idosos. Ã? muito importante que quem ainda não tomou a vacina procure um posto e tome o quanto antesâ?, explica Márcia Giglio, chefe da vigilância epidemiológica. Segundo ela, o grupo com menor Ãndice de cobertura na cidade é o dos idosos.
Para alertar a todos da importância da vacinação, agentes de saúde estiveram nos bancos e no comércio distribuindo panfletos e tirando dúvidas. E quarta-feira (09) foi a vez de visitar o Grupo da Terceira Idade Nossa Senhora Aparecida. Foram analisadas as carteirinhas de vacina e dada orientação individual aos participantes. â??Felizmente no grupo todos se encontram imunizadosâ?, coloca Márcia.
De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos que devem receber a dose da vacina contra gripe são: crianças de 0 a 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos em até 45 dias, idosos, doentes crônicos e indÃgenas. Ela é totalmente gratuita e está disponÃvel em todos os postos de saúde.
Riscos na terceira idade
Quarta-feira também foi dia de orientar os idosos sobre os perigos que a idade traz. A médica Rosana Justino falou sobre a prevenção de quedas na terceira idade. â??Para que o idoso tenha sua independência é preciso fazer algumas modificações na casa, como luz sempre à mão, piso antiderrapante, instalação de barras de apoio e etc, tudo para facilitar a locomoção sem se machucarâ?. Ela ainda lembra que uma queda pode causar fraturas difÃceis de recuperar, devido à perda de cálcio com o avançar da idade.
Arapoti