Panetone, esfirra, pizza, pão. Foram essas e outras delÃcias que as responsáveis pela produção da merenda nas escolas municipais aprenderam a fazer na última semana. Uma parceria entre Secretaria de Educação e Sindicato Rural, a capacitação tem por objetivo ensinar técnicas culinárias e despertar visão empreendedora nas participantes.
Ministrado pela nutricionista Renata, o curso de panificação ensinou não somente novas receitas, mas também técnicas dietéticas. â??Elas aprenderam a fÃsico-quÃmica de cada alimento, as frações correspondentes e também a cadenciar a produção, o que facilita o preparo de grandes quantidades de alimentoâ?, coloca a nutricionista Caroline Pereira, responsável pela merenda escolar em Arapoti.
Caroline ainda explica que com as novas técnicas aprendidas na capacitação, novos itens poderão ser incluÃdos na alimentação das crianças nas escolas. â??Como agora elas aprenderam a fazer esfirras, por exemplo, e a produzir em grande quantidade, poderemos incluir o salgado na merenda de vez em quandoâ?, complementa.
O curso possui 16 horas de duração, sendo seis delas somente de teoria, e entrega certificado à s participantes. Em fevereiro, capacitação semelhante já havia sido feita pelas merendeiras, com o tema â??Geleias e doces de corte e pastososâ?. Um terceiro curso ainda será ministrado final do ano, desta vez sobre derivados do leite.
Arapoti