â??Vim Ver Mariaâ? é o nome da peça apresentada pelo grupo Soarte, de Ourinhos (SP). Nela, uma criança [Maria] é abusada pelo tio e passa a sofrer com todas as dores e confusões que esse tipo de violência causa.
Ela foi apresentada no último dia 11 para todas as crianças das escolas municipais. A ideia é sair da orientação abstrata e mostrar como o abuso acontece na vida real, fazendo com que as crianças saibam se proteger em casos como este.
O teatro encerra a campanha deste ano contra o abuso e a exploração sexual de jovens e crianças, que teve inÃcio no mês de maio, com palestras em todas as escolas da rede municipal. â??Ã? usada uma linguagem bem simples e acessÃvel, para que as crianças realmente entendam e a prevenção possa ser mais efetivaâ?, explica a psicóloga Ana Paula Scherer, uma das responsáveis pela campanha.
Na peça, apesar de algumas dificuldades, Maria consegue é ajudada. Mas infelizmente nem sempre é assim na vida real. â??As crianças precisam entender que caso isso ocorra é preciso contar para alguém de confiança, independente dos favores ou ameaças que o abusador esteja fazendoâ?, afirma a assistente social Márcia Souza, também responsável pela campanha.
De acordo com as organizadoras, as crianças se mostraram receptivas com as informações e compreenderam de forma satisfatória tudo que foi passado. â??Ã? muito triste que este tipo de violência ainda ocorra com nossos jovens e crianças. Mas somente com orientação e denúncia é que poderá ser feito um combate mais efetivo a este tipo de crime. A Secretaria de Assistência Social e sua equipe estão de parabéns pela iniciativaâ?, complementa o prefeito municipal, Braz Rizzi.
Arapoti