Correr, brincar, alongar, praticar algum esporte. Enfim, mexer-se. Essa é a proposta do Dia do Desafio, que visa incentivar hábitos de vida mais saudáveis nas pessoas do mundo inteiro. A competição com outras cidades é um estÃmulo a mais.
Este ano, Arapoti disputou com Sibinal, da Guatemala, e ganhou com larga vantagem. Embora ambas possuam número populacional semelhante, somente 0,29% praticou algum tipo de exercÃcio na cidade guatemalteca. Já por aqui, 38,8% dos arapotienses decidiram â??se mexerâ?? neste dia.
â??Pode parecer clichê, mas muito mais importante do que ganhar é participar e estimular a prática de exercÃcios. Queremos nossos cidadãos cada vez mais dispostos e saudáveisâ?, coloca o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Euclydes Mazzetti, o Riva.
Apesar do clima frio, escolas, empresas e comércio encararam o Desafio, fazendo com que o percentual de participação fosse maior que em 2013. Ano passado, por conta da forte chuva que caiu no dia, somente 26% da população registrou atividade. â??O mais legal é que embora tenham sido feitas ações isoladas, muita gente entrou no clima. Estão todos de parabénsâ?, complementa Riva.
Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades fÃsicas, por meio de uma competição entre cidades. Ele acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio, e é desenvolvido no Brasil pelo SESC em parceria com as prefeituras.
Arapoti