Iniciada no ano de 2003, a campanha de prevenção de câncer de boca busca o diagnóstico precoce da doença, aumentando, assim, as chances de cura. Trabalhando em conjunto com as campanhas contra a gripe, as equipes de saúde bucal do municÃpio são preparadas e capacitadas para diagnosticar alterações malignas em estágio inicial e encaminhá-las para tratamento.
Este ano, o â??dia Dâ?? da campanha aconteceu em 26 de abril, em todas as unidades de saúde. Somente neste dia, 412 pessoas foram examinadas, e 11 casos suspeitos foram encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas. â??No CEO essas pessoas passarão por exames mais detalhados, e caso a suspeita seja confirmada, já será encaminhada para tratamentoâ?, explica Adriana Pato Cunha, coordenadora de saúde bucal de Arapoti. Até este dia, outros 182 exames já haviam sido realizados.
Um estudo da Secretaria de Saúde do Paraná mostrou que cerca de 20% da população do estado nunca ouviu falar em câncer de boca, principalmente no interior. â??O que é um dado preocupante, já que muitas vezes essas pessoas não se protegem de forma adequada e acabam descobrindo uma possÃvel lesão mais tardeâ?, coloca Adriana.
Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer estão: tabagismo, consumo frequente de álcool, má alimentação e má higiene bucal. O auto-exame, realizado regularmente, pode ajudar a prevenir a doença. Entre os sintomas, alguns podem ser considerados alarmantes: caroços na parte interna da boca, áreas dormentes, feridas que não cicatrizam e mudanças na cor da pele.
Adriana ainda lembra que a melhor prevenção é a educação. â??O intuito da campanha não é só diagnosticar, mas também informar e difundir conhecimento, para que essas pessoas possam se cuidar e não vir a ter nenhum problema mais graveâ?.
Arapoti