Com um espaço diferenciado, a Secretaria de Educação, através da Divisão de Cultura, têm levado às crianças e jovens arapotienses livros e histórias. O objetivo é estimular a leitura e a visitação mais frequente das bibliotecas da cidade.
A estrutura é simples: uma tenda, tapetes, algumas almofadas e livros para as mais variadas idades. Nela, professores e outros profissionais ligados à educação contam histórias e convidam todos a mergulhar no mundo mágico da literatura.
â??Pessoas que leem tem um maior domÃnio da linguagem e aprendem melhor, por isso é tão importante estimular o hábito da leitura desde pequenoâ?, coloca a secretária de Educação, Rosi Rogenski. Inicialmente, a Tenda Literária está passando pelas escolas municipais, mas há planos de estender o projeto para toda a comunidade.
De acordo com Luana Cordeiro, uma das responsáveis pela Tenda, as crianças estão gostando bastante. â??Elas têm se mostrado bem interessadas, principalmente na parte da contação de históriasâ?. Os estagiários do magistério do Colégio Estadual Rui Barbosa e as responsáveis pela Biblioteca Cidadã, Vanderlea Abdala e Giane Soares, também têm participado ativamente na execução do projeto.
Até o momento, as escolas municipais que receberam a Tenda Literária foram: Dezidério José Correia, Clotário Portugal e Telêmaco Carneiro. Entretanto, até o final do semestre todas poderão desfrutar desta nova experiência.
Arapoti