No último dia 26, aconteceu em Curitiba um evento onde o Governo do Estado e prefeitos de diversas cidades paranaenses assinaram o protocolo de intenção para implantar o Rede399. O programa tem como objetivo estimular a instalação de internet banda larga em todos os municÃpios do estado, por meio de incentivos, como a isenção de impostos e financiamentos a juros baixos.
O programa foi desenvolvido pela Secretaria para Assuntos Estratégicos, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). "Ã? um projeto inovador, simples e de baixo custo. Após a assinatura dos protocolos já passamos as orientações para os municÃpios e provedores para a licitação do serviço. O governo idealizou este programa para evitar os entraves burocráticos que muitas vezes fazem um projeto público não desenvolver", afirmou o secretário Edson Casagrande.
Quem esteve representando Arapoti no evento foi o chefe de gabinete, Washington Luis Pietrochinski. â??Com a Rede todos serão beneficiados. O poder público que poderá integrar todas as suas unidades administrativas, e também a população, que terá a disponibilidade de internet banda larga ampliadaâ?, complementa. Para o prefeito municipal, Braz Rizzi, esta é uma ótima iniciativa do Governo. â??Ã? dando oportunidade para todos que se alcança o desenvolvimentoâ?, afirma.
Como funciona
Com a Rede399 o governo pretende disseminar o uso de internet banda larga nas cidades paranaenses. Hoje, a fibra óptica da Copel está presente nos 399 municÃpios do Estado, com pelo menos um ponto de ligação. A ideia é que provedores locais â?? ou Serviços de Comunicação MultimÃdia Locais (SCM) â??, incentivados pelas próprias prefeituras, ampliem o serviço.
Os provedores terão redução de 95% no ICMS cobrado de mercadorias adquiridas para implantar a rede (desde que sejam fabricadas no Paraná). Eles também contarão com financiamentos da Fomento Paraná, com juros abaixo do preço de mercado, para facilitar a realização dos projetos. As prefeituras, por sua vez, podem requerer recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio de programas que incentivam a modernização da gestão pública.
Arapoti