Beneficiados pelo Programa Nacional de Habitação Rural, 20 pequenos produtores de Arapoti assinaram no último dia 26 o contrato de financiamento da casa própria. Modalidade do programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, ele pretende diminuir o déficit de moradias em áreas rurais.
Os contemplados foram selecionados através de cadastros junto à s secretarias municipais de AgrÃcultura e de Assistência Social. Cada famÃlia tem renda anual bruta de até R$ 15 mil. As casas possuem cerca de 36m², e contam com dois quartos, sala, cozinha, circulação, banheiro e área de serviço externa coberta.
Embora o subsÃdio financeiro não seja total, a quantia paga por cada famÃlia para a construção da moradia é pequena. Equivale a 4% do valor total da obra, dividido em quatro parcelas anuais. A primeira é paga somente 12 meses após a entrega da casa.
â??Ã? uma conquista muito importante, pois eles [os agricultores] passarão a ter o bem maior que pode existir, a casa própria. Ã? uma segurança muito grande, sem contar o conforto, já que a casa é muito bem planejadaâ?, coloca o prefeito municipal, Braz Rizzi, que fez questão de estar presente na cerimônia de assinatura.
Também foram parceiros nesta conquista: Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Banco do Brasil, Emater e Sindicato Rural.
Arapoti