Introduzida na carteira de vacinas dos adolescente a partir de março deste ano, a imunização contra o vÃrus do papiloma humano (HPV) está sofrendo uma intensificação. O público alvo são meninas de 11 a 13 anos.
De acordo com um levantamento feito junto à s instituições de ensino do municÃpio, Arapoti possui cerca de 670 jovens nessa faixa etária. E para que nenhuma fique de fora, a vacinação está sendo realizada de escola em escola.
â??Ã? importante lembrar que a vacina continuará disponÃvel nos postos mesmo depois da intensificação, e quem não tomou poderá tomarâ?, coloca Márcia Giglio, responsável pela Vigilância Epidemiológica no municÃpio. Ela ainda alerta que a prioridade é para as meninas que vão completar 14 anos até o final do mês de março.
O HPV
Existem mais de 100 tipos de vÃrus HPV, e aproximadamente 40 deles são responsáveis por causar câncer de colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres. Ele é transmitido em qualquer tipo de atividade sexual e pode não apresentar sintomas.
Homens também são infectados e transmitem o vÃrus, mas os casos de câncer neles são mais raros.
A vacina
São, ao todo, três doses. A primeira agora, a segunda daqui seis meses e a terceira em cinco anos. Meninos de todas as idades e meninas fora da faixa da intensificação também podem tomar a vacina na rede particular. No entanto, cada dose custa na faixa de R$ 450,00.
A faixa etária escolhida (entre 11 e 13 anos) deve-se ao fato de serem, em sua maioria, meninas que ainda não iniciaram a vida sexual, e, portanto não tiveram contato com o vÃrus, diminuindo assim a propagação do mesmo.
Arapoti