De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 70% das deficiências, sejam elas fÃsicas ou intelectuais, poderiam ser evitadas. E é visando esse cuidado que os agentes comunitários de saúde (ACS) participaram de uma palestra na tarde de ontem (26).
Foram expostos os diversos tipos de deficiência e as medidas de prevenção possÃveis. â??As deficiências podem ser evitadas com alguns cuidados desde antes da gravidez até depois do nascimento. Por isso é importante que os ACS, que estão em contato com a população diariamente, saibam os procedimentos para que possam orientar essas pessoas corretamenteâ?, afirma a psicóloga Tamiris Almeida.
Estima-se que no Brasil cerca de 15 mil pessoas tenham algum tipo de deficiência. â??Prevenir é uma necessidade urgente e pressupõe o conhecimento das causas ou situações de risco capazes de gerar mais crianças deficientesâ?, coloca a coordenadora de educação especial, Márcia Cristina de Souza.
Medidas simples como vacinação, exames de rotina e alimentação adequada são muito importantes para prevenir deficiências. â??Nossos médicos e agentes de saúde estão à disposição para dar informações e sanar as dúvidas a respeito do assunto. O importante é estar bem informadoâ?, conclui o secretário de saúde, João Miranda.
Arapoti