O governador do Estado, Beto Richa, entregou na última segunda-feira (19), certificados para agentes de crédito formados pela Fomento Paraná. Com isso, o Governo amplia o atendimento do Banco do Empreendedor, que oferece linhas de crédito a juros baixos.
A capacitação de agentes e a criação de linhas de crédito é uma ação estratégica para promover o desenvolvimento regional. Em Arapoti, são dois os responsáveis por fazer o atendimento e as análises de viabilidade de crédito: Francielen Stein e Renan Possatto.
De acordo com Juraci Barbosa, presidente da Fomento Paraná, a atuação do agente de crédito age diretamente na economia dos pequenos municÃpios. â??Esse crédito, embora pequeno, é um recurso que gira no comércio e movimenta a economia local, criando ou mantendo empregos e abrindo novas oportunidades de negócio, de melhoria da renda e da qualidade de vida das pessoasâ?, explicou.
Francielen, que também é chefe da Divisão de Indústria e Comércio do municÃpio, acredita que isso ajudará na sustentação e ampliação de micro e pequenas empresas locais. â??Ã? um crédito facilitado, com juros baixos, que ajuda o desenvolvimento econômico da cidadeâ?, complementa.
Os agentes de crédito são os principais responsáveis pelas operações de microcrédito, no valor de até R$ 15 mil, que atendem empreendedores informais, individuais e microempresas. As taxas de juros são baixas porque os recursos são subsidiados por fundos estaduais e a Fomento Paraná não cobra taxa ou valor adicional para conceder o crédito.
No curso de formação, que tem duração de 40 horas, os agentes têm acesso a conteúdos sobre mercado financeiro, prevenção à lavagem de dinheiro, atuação do agente de crédito, análise e garantias nas operações e polÃticas de crédito da Fomento Paraná, entre outros temas.
*Com assessoria
Arapoti