No último dia 12, o prefeito municipal, Braz Rizzi, esteve presente no lançamento da Pedra Fundamental do Instituto Federal do Paraná. A solenidade marcou o inÃcio oficial das obras de construção do campus de JaguariaÃva. A cerimônia ocorreu no km 23 da PR 151, no terreno doado pela prefeitura para a obra.
Parceiro do prefeito jaguariaivense, Otélio Renato Baroni, Braz afirma estar muito contente com a conquista da cidade vizinha. â??Todas as cidades da região irão ganhar com a construção do Instituto. Teremos conhecimento e formação profissional mais próximo de nósâ?, lembra Rizzi.
As atividades estão previstas para começar já em 2014. Inicialmente irão funcionar no local cursos técnicos, simultâneos ao ensino regular. Futuramente poderão ser oferecidos cursos de graduação e pós-graduação. A capacidade de atendimento no começo será para 300 alunos, mas o número pode aumentar para 1.200 estudantes.
A conquista da instituição é resultado de um trabalho que teve inÃcio em 2009, quando o prefeito Baroni passou a trabalhar no sentido de viabilizar a vinda de uma escola técnica para o municÃpio. Com apoio dos deputados federais Vargas e Vanhoni, o projeto começou a ser concretizado a partir do anúncio oficial feito pela Presidência Dilma, em agosto de 2011, incluindo JaguariaÃva na lista dos municÃpios paranaenses contemplados com uma unidade do IFPR.
Arapoti