O programa de controle e erradicação contra brucelose e tuberculose no municÃpio Arapoti, através do Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA), vem realizando a conscientização dos produtores a respeito da sanidade animal, vacinações para prevenção de doenças e realização de exames para diagnóstico dos rebanhos arapotienses.
Nos últimos meses, cerca de 300 bezerras de três a oito meses já foram vacinadas contra a brucelose. A Divisão Pecuária, da Secretaria AgrÃcola, pede aos pequenos produtores que tiverem bezerras entre três a oito meses de vida e que ainda não foram vacinadas que procurem a Secretaria e agende a imunização.
Raiva Urbana e Rural
No Sul do PaÃs, especificamente no Paraná, a raiva urbana está sob controle. Porém, o estado é bastante atingido quando se trata da raiva rural, principalmente por morcegos hematófagos. â??Devido à doença estar sobre controle no Paraná, muitas pessoas estão deixando a vacinação de lado, principalmente em casos de cães e gatos, mas ela é muito importante e não pode ser esquecidaâ?, afirma a veterinária do municÃpio, Carla Araújo. Vale lembrar que este ano já foram confirmados alguns casos de raiva na região.
Em caso de suspeita da doença, os profissionais devem encaminhar amostra ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para diagnóstico diferencial para raiva. Na fase inicial, a raiva canina pode ser confundida com a cinomose.
Arapoti