Dia estadual de Combate a Hanseníase é lembrado com orientações e palestra

Administração - Segunda-feira, 03 de Junho de 2013


Dia estadual de Combate a Hanseníase é lembrado com orientações e palestra

No dia 26 de maio é celebrado o dia de Combate a Hanseníase no Paraná, e em razão disto, a vigilância epidemiológica de Arapoti realizou orientações para a população e uma capacitação para os profissionais da saúde.

De 20 a 25 de maio, quem passasse pelas Unidades Básicas de Saúde era orientado sobre os principais sintomas e quais cuidados devem ser tomados em caso de suspeita. â??Essa é uma doença que não há muito como se prevenir, mas quanto antes a doença for diagnosticada maiores são as chances de curaâ?, lembra Márcia Giglio, da vigilância epidemiológica.

Na última quarta-feira (29) foi a vez dos agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos ficarem sabendo um pouco mais sobre a hanseníase. Em uma capacitação eles aprenderam mais sobre o agente causador da doença, a classificação, os sintomas, as formas de transmissão e os tratamentos disponíveis. â??Com mais conhecimentos esses profissionais poderão identificar precocemente a doença, garantindo um melhor prognóstico para o pacienteâ?, complementa Márcia.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, e pode atacar crianças e adultos. Entre os principais sintomas, estão: Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; área de pele seca e com falta de suor; área da pele com queda de pêlos, mais especialmente nas sobrancelhas; área da pele com perda ou ausência de sensibilidade; sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

Caso você apresente um ou mais desses sintomas, procure uma unidade de saúde. Hanseníase tem cura, basta tratar!

Prefeitura Municipal


Arapoti