Na última sexta-feira (17) mais de 320 prefeitos das 399 cidades do Paraná estiveram presentes no Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O objetivo era aproximar o Governo Federal e as administrações municipais, a fim de nortear a aplicação e o desenvolvimento dos projetos federais em cada cidade.
Entre os ministros presente, estiveram: a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participaram da abertura do Encontro, por volta das 10h.
Ainda durante a cerimônia de abertura, o presidente da Associação dos MunicÃpios do Paraná (AMP), Luiz Lázaro Sorvos, entregou à ministra Ideli reivindicações de melhorias no estado, como: criação de uma compensação do Fundo de Participação dos MunicÃpios, inclusão das prefeituras nas arrecadações da União, aplicação livre para os recursos provenientes dos royalties do petróleo, liberação de recursos a fundo perdido para compra de medicamentos para municÃpios com até 50 mil habitantes e ampliação da receita destinada ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
Depois dos discursos iniciais, o prefeito de Arapoti, Braz Rizzi, e a vice-prefeita, Rosi Rogenski, foram até as salas de atendimento individualizado, onde puderam conversar sobre a situação do municÃpio em diversos ministérios. â??Uma das boas notÃcias que tivemos é que Arapoti receberá, até novembro, com uma retroescavadeira e uma motoniveladora. Também fomos contemplados com equipamentos para o fomento da aqüicultura, que entrarão em licitação para a compra ainda esta semanaâ?, comenta Braz.
â??Para a cultura fomos buscar verba para a revitalização da Casa da Cultura. Fomos informados que ela depende de um recurso parlamentar, o qual já estamos correndo atrásâ?, coloca Rosi. Ela também coloca que o Encontro foi muito proveitoso. â??Pudemos tirar diversas dúvidas sobre a aplicação dos projetos e buscar mais investimentos do Governo Federal para Arapotiâ?, complementa.
Arapoti